O momento certo e a escolha dos primeiros gestos, são geralmente as duas grandes questões, que se colocam às famílias que gostariam de introduzir a língua gestual para bebés, na comunicação com os seus pequeninos.
O movimento, em particular o movimento das mãos e do rosto, prende desde bem cedo a atenção dos bebés e dos mais pequeninos, o que permite que se utilizem gestos para comunicar em fases muito precoces. Por isso, não existe um momento correcto ou ideal para começar, embora o mais frequente, seja essa introdução ocorrer por volta dos 6 meses.

Ao introduzir os gestos desde os primeiros meses estamos a incluí-los no nosso dia-a-dia de uma forma natural e a promover a prática desta forma de comunicação.
Mesmo em fases muito precoces – e da mesma forma que os bebés adoram os sons que aos poucos se vão tornando familiares e reconfortantes (ex. a voz da mãe) – o movimento rapidamente lhes prende a atenção, em particular o movimento das mãos.
Ainda assim é preciso ter consciência de que o bebé não realizará qualquer gesto durante algum tempo, o que pode ser altamente frustrante e pouco motivador.
Pelo contrário, em fases mais avançadas (por exemplo, a partir de um ano de idade) a introdução dos gestos coincide muitas vezes com o momento em que o bebé começa a dizer as suas primeiras palavras, o que retira alguma função ao gesto.
No entanto não deixa se ser muito gratificante, uma vez que nesta fase os bebés aprendem muitos gestos e com muita rapidez, tornando a interacção muito animada e cheia de significado.
Cada criança é única e aprende ao seu próprio ritmo, assim como cada família tem características e interesses que a tornam igualmente única. Cabe por isso a cada família encontrar o melhor momento, o seu momento, que respeite os seus ritmos, permitindo desta forma tirar o melhor partido dos gestos, para brincar, interagir e comunicar com os seus pequeninos.
Mais do que o momento ideal para iniciar, é a repetição e a perseverança que fazem com que se tire o melhor partido desta forma de comunicar.
A escolha dos primeiros gestos, que representa uma outra questão frequente das famílias, está normalmente relacionada às rotinas do dia-a-dia, às pessoas que fazem parte da envolvente do bebé, aos seus interesses -brinquedos, animais, livros…- às emoções, à segurança e bem-estar, bem como às palavras que expressam os nossos elogios às suas pequenas conquistas.

Quando utiliza gestos na comunicação com o seu bebé é muito importante que tenha presente, os seguintes pontos:

1-    O gesto é um estímulo visual; por isso devemos assegurar-nos de que temos a atenção do bebé e de que ele está a olhar para nós.
2-    Escolha não mais do que cinco gestos para começar.
3-    É fundamental dizer a palavra e fazer o gesto correspondente em simultâneo, repetindo várias vezes o conjunto gesto/ palavra.
A repetição, é uma das palavras-chave de todo este processo de aprendizagem. 
4-    Sempre que possível devemos mostrar ao bebé o objecto relativo ao gesto e à palavra que estamos a produzir. Uma das grandes conquistas dos bebés para comunicarem é a percepção de que os objectos têm um nome, que são representados pela palavra falada e pelo gesto que lhe associamos. 
5-    Para além de incluirmos os gestos seleccionados nas rotinas do dia-a-dia, é importante aproveitar diferentes contextos ou oportunidades para incluirmos os gestos. Por exemplo, pode usar esses gestos nas brincadeiras, através dos livros de imagens, das histórias e músicas que encantam os nossos pequeninos. 
6-    Podemos mostrar e ajudar o bebé a realizar o gesto. No entanto, é preciso aguardar com tranquilidade o momento em que surgirão as suas primeiras produções. Quando o bebé realiza os seus primeiros gestos, podemos ir acrescentando mais gestos/palavras: por exemplo, o seu brinquedo favorito, um animal de estimação, uma fruta preferida ou palavras que expressem uma emoção. 
7-     Apesar de só se associar um gesto a uma palavra de cada frase, é importante dizer a frase e não a palavra isolada, por exemplo: “Que boa bolacha! Humm! Humm!” 

Numa primeira fase, e tal como acontece com a aquisição da linguagem oral, os pais devem estar atentos para reconhecerem todas as tentativas das crianças no sentido de utilizarem os seus primeiros gestos. Esses momentos mágicos devem ser sempre coroados com um grande elogio e um miminho muito especial.
Como já foi referido, é muito importante ter presente, que cada criança é única, com diferentes interesses e ritmos de aprendizagem. Por isso aguarde com tranquilidade, aquele que for para o seu bebé, o melhor momento para começar a utilizar os gestos para comunicar.

www.cuckoo.pt

Bibliografia:
Azevedo, Susana. (2010). Guia para Pais. Portugal: Editora Cuckoo
Acredollo, Linda & Goodwyn, Susan. (2002). Baby Signs. EUA: Mc Graw Hill
Papalia, D. E & Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da Criança. Portugal: Editora McGraw-Hill.
Robinson, Kathy;Harris,Debbie (2006) The Signs for Success Program- Signing with Babies and Young Children. England.Signs for success