COVID-19 na gravidez
Considerando as informações acerca do Covid-19 na gravidez, eu terei consulta no hospital na próxima semana, é necessário alguma precaução em especial (uso máscara, ...)? Quais os cuidados que devo de ter?
“ As grávidas devem ter cuidados de prevenção, investigação e diagnóstico semelhantes aos da restante população portuguesa. As grávidas com COVID-19 assintomáticas ou com queixas ligeiras devem manter a sua vigilância habitual. Se necessário internamento, este deverá ser em isolamento.”
Pode consultar mais informações no site oficial da DGS aqui.
- Respondido a 18/03/2020 por Dr.ª Cátia Gonçalves, Médica e autora do Blog Era Uma Vez
A DGS não tem nenhum parecer sobre a separação da mãe recém-nascido durante os 14 dias?
O “ contacto pele a pele está desaconselhado.”
“A separação mãe-filho após o parto é um assunto controverso, pois ao risco de contágio de recém-nascido opõem-se as vantagens da ligação e amamentação precoces. É necessário que as instituições de saúde tomem decisões individualizadas, tendo em conta a vontade da mãe, as instalações disponíveis no hospital e a disponibilidade das equipas de saúde. Não havendo separação mãe-filho, a mãe deve lavar cuidadosamente as mãos e colocar a máscara cirúrgica antes de todos os contactos com o recém-nascido.”
Amamentação na mãe infetada: decidido caso a caso
”Não existe evidência sustentada de risco de transmissão viral através do leite materno, pelo que em situações de separação mãe-filho, está recomendada a extração do leite com bomba e o seu desperdício até a mãe ter dois testes negativos. Esta recomendação não dispensa a avaliação médica caso a caso e a necessidade de ter em consideração a evolução da literatura científica.”
Por seu lado a OMS defende a amamentação e não recomenda o desperdício do leite materno extraído por bomba. Acredito que esta recomendação da DGS venha a ser atualizada dado que na mesma norma há informação controversa.
- Respondido a 18/03/2020 por Dr.ª Cátia Gonçalves, Médica e autora do Blog Era Uma Vez
Como podemos continuar a ter a visitas dos avós no estado actual em que se vive? Que tipos de cuidados podemos ter?
Nesta fase em que estamos atualmente, os cuidados a ter deverão ser os recomendados pela DGS. Assim, já será possível ter visitas de familiares próximos com as devidas regras de etiqueta respiratória, ou seja: máscara, lavagem de mãos e desinfeção frequente, não colocar as mãos na cara. Relembrar que as visitas estão interditas a qualquer pessoa que esteja com algum sintoma respiratório (tosse, pingo no nariz, febre, constipação ou outro semelhante).
- Respondido por Prof. Doutor Manuel Magalhães, Pediatra
Como garantir a segurança com visitas em tempo de Covid-19?
Nesta fase em que estamos atualmente, os cuidados a ter deverão ser os recomendados pela DGS. Assim, já será possível ter visitas de familiares próximos com as devidas regras de etiqueta respiratória, ou seja: máscara, lavagem de mãos e desinfeção frequente, não colocar as mãos na cara.
Relembrar que as visitas estão interditas a qualquer pessoa que esteja com algum sintoma respiratório (tosse, pingo no nariz, febre, constipação ou outro semelhante).
- Respondido por Prof. Doutor Manuel Magalhães, Pediatra
Durante o parto a grávida é obrigada a usar máscara? Durante horas com respiração intensiva isso não pode prejudicar a oxigenação da mãe e do filho?
Está indicado o uso de máscara mesmo durante o período expulsivo. É a altura em que são projetadas as maiores quantidades de gotículas.
A máscara cirúrgica não compromete a oxigenação tanto da mãe como do bebé. Há vários estudos que confirmam isso.
- Respondido por Enf.º José Portugal, Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Basicamente o acompanhamento dos pais durante o parto (em tempos de covid) será sempre uma decisão da unidade hospitalar?
Sim, cada unidade hospitalar tem o seu Plano de Contingência, e poderão estar a enfrentar um surto maior e restringir acompanhamento e visitas.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Eu estou de 36 semanas e informei-me hoje que no hospital onde sou seguida não permitem a entrada do pai no parto. Posso optar por ter o meu bebé noutro hospital?
Pode, se existir na sua área de residência outro hospital com serviço de obstetrícia, por norma em situações de urgência (parto iminente) os hospitais são obrigados a aceitar qualquer parturiente.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Células Estaminais - Crioestaminal
Por quanto tempo se podem guardar as Células Estaminais?
A Crioestaminal armazena as células estaminais durante 25 anos, por ser o período em que comprovadamente as células estaminais do cordão umbilical mantêm a sua viabilidade. Sabemos que as amostras permanecem viáveis pelo menos até 25 anos através de testes efetuados a unidades de sangue do cordão armazenadas há períodos equivalentes. No entanto, teoricamente, as células criopreservadas a −196ºC podem ser conservadas indefinidamente sem perderem as suas propriedades. Por exemplo, na área da fertilidade, há um longo historial de criopreservação de células reprodutoras, o que indica que as células e tecidos criopreservados conservam as suas propriedades e viabilidade mesmo passado décadas. A temperaturas tão negativas, não há qualquer atividade celular, pelo que as células não envelhecem, é como se estivessem “paradas no tempo”.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Há crianças tratadas em Portugal?
Sim, a Crioestaminal foi o primeiro Banco de células do cordão umbilical em Portugal a disponibilizar uma amostra para tratamento, em 2007. O transplante decorreu no IPO do Porto, para o tratamento de uma criança com Imunodeficiência Combinada Severa, que hoje em dia se encontra totalmente recuperada e livre de doença. São já 10 as crianças portuguesas que beneficiaram de tratamentos com amostras guardadas na Crioestaminal. Conheça estas famílias nosso site aqui.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
As Células Estaminais só podem ser usadas em irmãos?
Em determinadas circunstâncias, as células do próprio não devem ser utilizadas, por já serem portadoras da alteração que causa a doença. Nesses casos, a utilização das células de um irmão saudável e compatível apresenta resultados muito favoráveis, nomeadamente comparativamente aos que se obtêm utilizando células de um dador não relacionado. Noutras situações, é possível a utilização das células estaminais do próprio. Neste caso, o perfil de segurança do tratamento é ainda maior, uma vez que as células do próprio são 100% compatíveis consigo mesmo. A maior parte das amostras libertadas pela Crioestaminal foram utilizadas para tratar crianças com as suas próprias células, para doenças como leucemia mieloide aguda, anemia aplástica severa, paralisia cerebral e autismo. Num dos casos (imunodeficiência combinada severa) foi utilizada uma amostra entre irmãos compatíveis. A maior probabilidade de compatibilidade é, de facto, entre irmãos, filhos dos mesmos progenitores, sendo esta de 25%. No entanto, apesar da probabilidade ser baixa, em alguns casos a utilização de amostras de sangue do cordão umbilical poderá ser possível noutro familiar, por exemplo num dos progenitores.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Já há casos de tratamentos com células estaminais em Portugal com as células dos irmãos?
Sim, em Portugal, já foram realizados tratamentos com Células Estaminais de irmãos compatíveis. A Crioestaminal libertou uma amostra para utilização entre irmãos, em 2007, para o tratamento de Imunodeficiência Combinada Severa. O transplante foi realizado no IPO do Porto. Poderá consultar mais informações sobre este caso aqui.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
As células guardadas são usadas unicamente no caso de necessidade da própria família ou caso haja compatibilidade com outra criança a nossa amostra é usada?
Ao guardar as células estaminais do cordão umbilical do(s) seu(s) bebé(s) no banco familiar Crioestaminal, está a guardar as células estaminais unicamente para eventuais necessidades terapêuticas do(s) próprio(s) ou de familiares compatíveis.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Há casos de sucesso de utilização do tecido do cordão?
As células do tecido podem ser utilizadas em co-transplantação com células estaminais do sangue e há vários ensaios clínicos a decorrer.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
As células podem ser utilizadas no pai?
As células do sangue do cordão umbilical são 100% compatíveis com o próprio e têm 25% de probabilidade de serem totalmente compatíveis com um irmão, filho dos mesmo progenitores. A possibilidade de ser compatível com o pai ou com a mãe existe, embora a probabilidade seja baixa. Ainda assim, já houve casos de transplantação de sangue do cordão umbilical para um dos progenitores.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
As amostras podem ser usadas apenas uma vez ou poderão ser usadas mais vezes?
O número de Células Estaminais necessário para um tratamento depende, essencialmente, do peso da pessoa a quem se destina. Em regra, cada amostra é usada na totalidade de uma só vez. No entanto, na Crioestaminal, já houve casos de utilização em que a amostra armazenada foi utilizada por várias vezes. Esta decisão cabe à equipa clínica responsável pelo tratamento.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
É verdade que a quantidade de células guardadas só dão para usar até um certo peso?
A quantidade de células necessárias para tratamento depende, essencialmente, do peso da pessoa a quem se destina. Cada amostra é única e contém um número de células estaminais diferente. Algumas amostras menos concentradas poderão não ser adequadas para transplantar um indivíduo com elevado peso corporal. No entanto, já há estratégias para ultrapassar esta condicionante, como a utilização simultânea de duas amostras de sangue do cordão umbilical, já implementada na prática clínica, ou outras, como a multiplicação das células em laboratório, atualmente a ser avaliada em ensaios clínicos, com resultados preliminares muito favoráveis.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
As crianças que foram tratadas com Células Estaminais e estão em remissão significa que estão curadas?
As crianças que foram tratadas com Células Estaminais e que estão atualmente em remissão, estão livres da doença. Conheça o mais recente caso do Henrique, um menino de 4 anos, diagnosticado com anemia aplástica severa, que foi tratado com as suas células estaminais do sangue do cordão umbilical, guardadas na Crioestaminal, encontrando-se hoje livre da doença.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Qual é em média a taxa de sucesso caso sejam utilizadas as células?
As taxas de sucesso dos transplantes de sangue do cordão umbilical são semelhantes às dos transplantes de medula óssea, com a vantagem de se registarem menos casos de doença do enxerto contra hospedeiro e, nos casos em que tal acontece, a gravidade desta doença ser inferior. Estes dados resultam de vários estudos publicados em que é feita a comparação entre os dois tipos de transplantes. Por este motivo, o sangue do cordão umbilical tem sido considerado como uma alternativa viável ao uso de medula óssea em transplantes hematopoiéticos (transplantes de células estaminais e progenitoras hematopoiéticas, capazes de dar origem às células do sangue e sistema imunitário) para o tratamento de doenças do foro hemato-oncológico.
As amostras libertadas pela Crioestaminal permitiram a cura ou remissão da doença, quando usadas em contexto hemato-oncológico (por exemplo para o tratamento de anemia aplástica severa e imunodeficiência combinada severa), bem como a melhoria da qualidade de vida das crianças, quando utilizadas, por exemplo, para o tratamento de paralisia cerebral.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Ao guardar as células estaminais pode tratar a diabetes e outras doenças?
O sangue do cordão umbilical estabeleceu-se, nos últimos 30 anos, como uma alternativa à medula óssea, tendo sido já utilizado em mais de 45.000 transplantes hematopoiéticos. Para além das aplicações tradicionais, em contexto hemato-oncológico, o sangue do cordão umbilical está a ser testado para o tratamento de outras doenças. O número de novas aplicações do sangue do cordão umbilical em estudo tem aumentado ao longo dos anos, tendo já sido tratados mais de 800 doentes no âmbito de ensaios clínicos. A grande maioria dos ensaios em curso utiliza células autólogas (do próprio), minimizando os riscos de rejeição e de doença do enxerto contra o hospedeiro e aumentando a segurança do tratamento. Um dos avanços mais importantes na área da medicina regenerativa com sangue do cordão umbilical, nos últimos anos, foi a descoberta de que a administração de sangue do cordão umbilical a crianças com doenças do foro neurológico, como paralisia cerebral e autismo, é segura e está associada a uma atenuação dos sintomas. Continuam a decorrer estudos para avaliar a eficácia do tratamento com sangue do cordão umbilical em doenças neurológicas, diabetes, perda auditiva, entre outras.
Poderá consultar aqui a lista completa de doenças tratáveis.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Calculo que algumas dessas doenças sejam genéticas pelo que as células do próprio não poderiam ser usadas no tratamento, correcto? Se assim for, das 80 doenças quantas doenças é que podem recorrer ao uso das próprias células? Tem informação do número? Porque como foi dado o número de 80, acho que também faria sentido dizer o número das doenças em que as próprias células também podem ser usadas.
Em caso de doença genética à nascença, as células do próprio não devem ser utilizadas para o tratamento dessa doença, por já serem portadoras da alteração que causa a doença. Mas existem outras doenças que surgem mais tarde, para o tratamento das quais poderão ser uma opção. Cada caso terá de ser depois avaliado individualmente. Por exemplo, tumores sólidos, como neuroblastomas dá para utilizar as células da própria criança.
O ano passado o Henrique, um menino de 4 anos, com anemia aplástica severa, foi tratado com as suas células estaminais do sangue do cordão umbilical, guardadas na Crioestaminal no IPO de Lisboa. Também tivemos uma criança com uma leucemia mielóide aguda que utilizou as suas próprias células e várias crianças com paralisia cerebral e autismo que também utilizaram as suas próprias células no âmbito de ensaios clínicos.
Hoje em dia, são já mais de 80 as doenças em cujo tratamento podem ser utilizadas células estaminais do sangue do cordão umbilical: em 5 das quais já foram utilizadas as células estaminais do próprio, nomeadamente deficiências medulares e tumores sólidos; a utilização autóloga faz-se geralmente em doenças que não estão presentes à nascença, mas que são adquiridas ao longo da vida. Nas restantes doenças foram feitos transplantes com células de dadores familiares e não relacionados, por exemplo, leucemias ou doenças metabólicas; estas doenças estão normalmente relacionadas com uma deficiência genética, isto é, são de nascença.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
As Células Estaminais não podem ser usadas caso exista uma doença genética?
Em caso de doença genética presente à nascença, as células do próprio não devem ser utilizadas para o tratamento dessa doença, por já serem portadoras da alteração que causa a doença. Todavia, existem doenças que surgem mais tarde, ao longo da vida, em que a utilização das células do próprio pode ser uma opção. A maioria das amostras libertadas pela Crioestaminal foi utilizada para tratar crianças com as suas próprias células, para doenças como leucemia mieloide aguda, anemia aplástica severa, paralisia cerebral e autismo.
O tecido e sangue ficam logo disponíveis para usar em caso de necessidade?
As células aos estarem criopreservadas ficam automaticamente disponíveis para utilização.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Fiz a recolha do meu primeiro filho mas só conseguiram guardar o tecido do cordão umbilical. Agora estou novamente grávida se fizer a recolha do sangue do cordão umbilical neste bebé dá para usar para os dois?
As células estaminais do cordão umbilical do(s) seu(s) bebé(s) guardadas na Crioestaminal podem ser úteis para eventuais necessidades terapêuticas do(s) próprio(s) ou de familiares compatíveis. A probabilidade de dois irmãos, filhos dos mesmos pais, serem compatíveis é de 25%. Se os seus filhos forem compatíveis, será possível utilizar a amostra de um para tratar o outro, caso haja essa necessidade.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
No caso de uma dessas doenças existir, o SNS vai usar como primeira opção essas células?
Depende do protocolo de tratamento da instituição em causa para cada doença. No caso de doenças oncológicas, o procedimento habitual passa pela realização de quimioterapia e/ou radioterapia. Após esta abordagem, se for necessário realizar um transplante de células estaminais hematopoiéticas (células estaminais encontradas na medula óssea ou sangue cordão umbilical), a equipa clínica irá avaliar as opções disponíveis, que podem advir de dadores de medula óssea compatíveis ou de sangue do cordão umbilical armazenado. Ter uma amostra de sangue do cordão umbilical armazenada pode ser uma mais valia em caso de utilização autóloga (no próprio) ou num familiar compatível.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Onde se situa o laboratório da Crioestaminal?
O laboratório da Crioestaminal situa-se no Biocant Park, em Cantanhede, o maior parque biotecnológico português. Saiba mais aqui.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Até que fase da gravidez devemos tomar a decisão?
Aconselhamos os Pais a tomar esta decisão até às 30 semanas, de modo a terem consigo atempadamente o Kit de Colheita das Células Estaminais e a fazerem chegar à Crioestaminal o formulário "Questionário para avaliação clínica - Consentimento informado" e o exemplar do "Contrato de prestação de serviços" devidamente preenchidos e assinados.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
A diferença entre optar por sangue e sangue + tecido está só na capacidade de regeneração? As células estaminais do sangue também não têm essa capacidade?
As Células Estaminais presentes no tecido do cordão umbilical são diferentes das que se encontram no sangue do cordão umbilical, tendo por isso capacidades terapêuticas distintas. O sangue do cordão umbilical é enriquecido em células estaminais hematopoiéticas, semelhantes às que se encontram na medula óssea. Estas são capazes de originar células do sangue e do sistema imunitário e já foram usadas, desde 1988, em mais de 45 mil transplantes hematopoiéticos. Por sua vez, o tecido do cordão umbilical é rico noutro tipo de células estaminais, designadas células estaminais mesenquimais. Estas células possuem importantes propriedades anti-inflamatórias e regenerativas, com potencial para tratar várias doenças, nomeadamente doenças autoimunes, estando a ser testadas em mais de 170 ensaios clínicos. Veja aqui as opções.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Como posso guardar as células estaminais do meu bebé com a Crioestaminal? O que preciso fazer?
O primeiro passo é aderir ao nosso serviço de criopreservação tendo acesso ao Kit de Colheita de sangue e tecido do cordão umbilical da Crioestaminal e a um conjunto de ofertas de boas-vindas. Após receção do Kit de Colheita, o formulário "Questionário para avaliação clínica - Consentimento informado" e o exemplar do "contrato de prestação de serviços", incluídos no interior do kit, devem ser devidamente preenchidos e enviados para a Crioestaminal até 30 dias antes do parto. Entre em contacto com a Crioestaminal através do número 231 30 50 60, através do site www.crioestaminal.pt ou das redes sociais, para que possa esclarecer todas as suas questões e agendar a entrega do seu kit de colheita das Células Estaminais, necessário para dar início ao processo.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Qual o valor do kit de colheita das Células Estaminais?
A adesão ao serviço de criopreservação da Crioestaminal, inclui o kit de colheita e um conjunto de ofertas de boas vindas, nomeadamente consultas com obstetras online durante a gravidez, consultas com pediatras online durante os primeiros meses de vida do bebé e ainda uma proteção para o seu bebé no valor de 40.000€, em caso de diagnóstico de uma doença grave durante os primeiros 6 meses de vida. O kit de colheita da Crioestaminal está registado no Infarmed com o número 291892, garante uma eficácia de desinfeção 30% superior a outros kits e conta com um saco de colheita que permite recuperar até mais 10% de volume de sangue do cordão umbilical. Conheça as nossas soluções e preços aqui.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Como podemos ter acesso aos valores a pagar?
Os valores dos nossos serviços de criopreservação quer de sangue quer de sangue e tecido do cordão umbilical estão disponíveis no nosso site aqui. Poderá ainda entrar em contacto connosco através do número 231 30 50 60 ou do e-mail [email protected].
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Quais as formas de pagamento possíveis para a recolha das células estaminais?
Para facilitar o acesso à criopreservação hoje existem formas de pagamento mais acessíveis, com recurso a anuidades ou pagamento faseado. Saiba mais aqui.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
É possível pagar de forma faseada?
Sim, a Criopreservação está disponível a valores acessíveis, sendo possível pagar em pagamentos faseados. Para mais informações, contacte-nos através do número 231 30 50 60 ou do e-mail [email protected].
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Independentemente da escolha entre recolha de células estaminais do sangue e sangue e tecido o valor é igual?
Não, os valores são diferentes. Encontram-se disponíveis para consulta no nosso site aqui. Também poderá entrar em contacto através do 231 30 50 60 ou do [email protected].
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
E se a amostra não for bem colhida durante o parto? Ou se for contaminada?
Todas as amostras são sujeitas a um elevado controlo de qualidade e só se cumprirem todos esses critérios são armazenadas e cobrado o respectivo valor da criopreservação.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
O que acontecerá se a Crioestaminal entrar numa situação de insolvência?
Nessa situação é acionado o acordo com o nosso banco de Backup, que é um banco responsável por manter o armazenamento das amostras, mantendo tudo o que foi contratado com a Crioestaminal. Trata-se de um acordo já predefinido e para o qual o nosso banco de backup também está em constante avaliação para garantir esta capacidade.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Este serviço também está disponível em Espanha? Uma vez que vivo e terei o Bebé em Espanha.
O Grupo ao qual a Crioestaminal pertence tem um laboratório em Espanha, conheça todos os detalhes aqui.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Caso decida um corte de cordão tardio, que implicações na qualidade na recolha? Deve ser evitado esse corte tardio?
Mesmo fazendo o corte tardio do cordão umbilical, é possível fazer a colheita de sangue do cordão umbilical para criopreservação. O que recomendamos é que, logo após a “clampagem” do cordão umbilical, para a qual os profissionais de saúde têm orientações, seja colhido o maior volume de sangue possível, no sentido de maximizar a quantidade de células estaminais do sangue do cordão umbilical armazenadas e uma maior probabilidade de sucesso de um eventual tratamento.
Quanto ao tecido do cordão umbilical, não irá impactar em nada a qualidade e quantidade de amostra recolhida.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Pode-se fazer criopreservação das células estaminais de bebés prematuros?
Sim é possível, a não ser que interfira com o desenrolar do parto e com os cuidados a prestar ao recém-nascido e à mãe, que são sempre prioritários. Há alguns estudos que sugerem que, em determinadas circunstâncias, a utilização destas células em bebés prematuros pode trazer benefícios.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Tenho informação que já não são feitas colheitas para o Banco Público?
A atividade do Banco Público em Portugal, tal como atividades de outros organismos que não apresentam carácter urgente e imediato foram temporariamente suspensas. Com esta medida, é possível alocar os recursos humanos e físicos do Banco Público ao combate à pandemia. É uma questão estratégica definida pelos organismos do estado, nada implica na atividade dos bancos familiares.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Que quantidade de sangue e tecido é recolhida?
Como a regra de ouro é quanto mais células estaminais melhor será o sucesso do transplante, no parto será recolhido a maior volume de sangue de cordão umbilical possível.
Caso a amostra não tenha volume/uma quantidade mínima que permita armazenar a amostra, visando a utilização futura, a mesma não será criopreservada e o serviço não é cobrado aos pais.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
É possível fazer a recolha em qualquer hospital?
Sim, todos os blocos de parto privados e públicos recolhem células estaminais. Apenas devem fazer-se acompanhar com o Kit de colheita para que a equipa possa recolher estas amostras.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
A colheita pode ser feita em hospitais públicos? Quem faz a colheita no hospital? E como é o transporte para armazenamento no laboratório?
Esta colheita pode ser realizada quer em hospitais públicos, como privados. A recolha é assegurada pelos profissionais que realizam o parto, enfermeiros ou médicos. O transporte da amostra é realizado por uma empresa especializada no transporte de amostras biológicas, sendo recolhida no internamento do hospital e transportada segundo os critérios exigidos. O pedido de recolha da amostra deve ser realizado pelo acompanhante da grávida ou pela recém mamã. De forma a informar que o parto já decorreu. A Crioestaminal encarregar-se-á da restante coordenação.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Todos os técnicos das maternidades estão aptos para fazer essa recolha?
Sim, todos os médicos e enfermeiros parteiros estão aptos para fazer a colheita das células estaminais no dia do parto. Os pais apenas têm de levar o kit da Crioestaminal, no dia do parto, e informar a equipa que for realizar o parto, de modo a eles poderem preparar tudo para a colheita
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Com o Covid-19 é seguro este procedimento? Mesmo se a mãe for positiva para Covid-19?
Sim, todos os médicos e enfermeiros parteiros estão aptos para fazer a colheita das Células estaminais no dia do parto. Os pais apenas têm de levar o kit da Crioestaminal, no dia do parto, e informar a equipa que for realizar o parto, de modo a eles poderem preparar tudo para a colheita.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Hoje em dia dadas as restrições devido ao Covid-19 como é possivel entregar o Kit após colheita?
O kit é recolhido no hospital com as devidas medidas de segurança e recomendações da DGS. Para que possa usufruir do serviço mesmo na situação atual.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
E se o Bebé der depois positivo para Covid-19? É feito algum teste? Ou melhor, os testes efetuados às amostras também contemplam o do Covid-19?
Havendo essa indicação, a Diretora médica da Crioestaminal irá agir em conformidade, pedindo que seja feito o teste para despiste do novo coronavírus às amostras colhidas.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Se a amostra não for viavel por poder ter Covid-19 o valor não será cobrado, correto?
Se a amostra estiver contaminada com o novo coronavírus, a amostra não será guardada e o valor da criopreservação não será cobrado aos pais.
Não há evidências de transmissão mãe-filho de COVID-19 em mulheres grávidas que desenvolvem pneumonia por COVID-19 no terceiro trimestre. Num estudo publicado, recentemente, no prestigiado jornal The Lancet amostras de líquido amniótico, sangue do cordão umbilical, esfregaço da garganta neonatal e leite materno de seis recém-nascidos foram testadas para COVID-19, e todos os resultados foram negativos. Entretanto um estudo publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology reforça as conclusões do primeiro. Assim, até ao momento, não há qualquer evidência de que ainda que as mães estejam infetadas com COVID-19 as amostras de sangue do cordão umbilical estejam contaminadas com este vírus. Dito de outro modo, de acordo com o conhecimento atual, não é provável que o sangue do cordão umbilical de mães infetadas com COVID-19 seja contaminado com COVID-19.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Como garantem o funcionamento do Laboratório? Têm colaboradores para o processamento das amostras?
A Crioestaminal implementou um plano de contingência no passado dia 9 de março, o qual entre muitas outras medidas prevê a divisão das suas equipas em grupos de trabalho. Estes grupos exercem as suas funções de modo alternado e em locais distintos, por forma a reduzirmos o impacto de eventuais períodos de quarentena e o risco de contágio organizacional, garantindo assim a manutenção da nossa atividade laboratorial.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
A vossa atividade pode ficar limitada por falta de recursos físicos nomeadamente Kits, reagentes, ou outro material laboratorial?
Precavimos essa possibilidade, tendo começado a reforçar o nosso stock em fevereiro. Neste momento, no que respeita a recursos físicos conseguimos manter a nossa atividade até ao final do ano.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Com a pandemia Covid-19 as colheitas estão proibidas em Portugal?
Não, as colheitas mantém-se, a DGS não definiu qualquer limitação quanto às colheitas. O que está a ser feito é um reforço das medidas de biovigilância para avaliação do risco na criopreservação das amostras (ex: todas as mães irão receber um email 60 dias após o parto, questionando se a mãe e/ou o bebé foram diagnosticados com infeção por Coronavírus).
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Se tiverem que fechar o laboratório o que acontece ao processamento das amostras?
Com as medidas de prevenção implementadas no âmbito do nosso plano de contingência, temos os recursos necessários para assegurar as atividades de processamento e criopreservação de amostras inadiáveis. Caso por motivos de força maior que saem do nosso controlo, por exemplo, se por ordem do Governo nos virmos forçados a interromper a atividade, iremos informar antecipadamente os nossos clientes, dentro do possível.
- Respondido por Crioestaminal, líder em Células Estaminais
Higiene íntima na gravidez
Qual o nome do gel mais indicado para higiene íntima na gravidez?
O nome do gel para lavagem íntima mais adequado ao período da gravidez é o Lactacyd Pharma Antisséptico.
- Respondido por Lactacyd
Qual o pH do produto para higiene íntima?
Dentro da linha D’AVEIA Cuidado íntimo, existem dois produtos ideias para a higiene íntima da mulher adulta: D’AVEIA Ginecológico e D’AVEIA Ginecológico Calmante. D’AVEIA Ginecológico é uma emulsão fluida com agentes de limpeza suaves, para uma higiene íntima suave e delicada, para uso diário. Tem um pH ligeiramente ácido, idêntico ao pH fisiológico da zona íntima da mulher na idade fértil, inclusivamente na gravidez e pós-parto.Contém os ingredientes base da linha D’AVEIA: Aveia coloidal, que lava por um mecanismos físico que remove a sujidade sem alterar a proteção natural da pele, possuindo ainda ação hidratante e emoliente. Contém também arroz, com propriedades hidratantes, emolientes , protetoras e antioxidantes. Testes dermatológicos comprovam que não altera o pH fisiológico, mantém o equilíbrio fisiológico e que é muito bem tolerado a nível da zona íntima externa.
No caso de ter sintomas de prurido, irritação, ardor ou sensação de queimadura na zona íntima externa, deve fazer a higiene íntima com D’AVEIA Ginecológico Calmante, com testes dermatológicos que comprovam que é eficaz no alívio dos sintomas de prurido, vermelhidão e sensação de queimadura na zona íntima.
Estes produtos são recomendados e seguros na gravidez, pós parto e amamentação.
- Respondido por D'AVEIA
Mesmo sem secura vaginal devemos usar um anti-aging?
Sim! Após a gravidez, no pós parto, muitas vezes é comum o aparecimento de sintomas de secura vaginal, devido à diminuição da produção de estrogénios, o que muitas vezes leva a uma perda significativa de lubrificação da zona íntima nesta fase. A secura vaginal leva também à perda de elasticidade da zona íntima e calcula-se que mais de 40% das mulheres sofram deste problema durante o pós parto e aleitamento, causando dor na relação sexual e mesmo irritação ou comichão na zona íntima. Tendo em conta esta realidade, a D’AVEIA desenvolveu 2 produtos lubrificantes anti-aging: D’AVEIA Gel íntimo Lubrificante e D’AVEIA Gel Lubrificante Monodoses.
D’AVEIA Gel Íntimo lubrificante é um gel Creme não hormonal para aplicação na zona íntima externa, não oleoso e sem cheiro, com textura e cor idêntica às secreções fisiológicas da zona íntima. Tem a capacidade de aumentar a elasticidade dos tecidos zona íntima exercendo uma ação anti-aging na mesma, devido à sua fórmula exclusiva com Ácido Hialurónico. Contém ainda os ingredientes base da linha D’AVEIA juntamente com óleos vegetais, que lhe conferem uma ação lubrificante e hidratante. Deve ser aplicado na zona externa da vagina 2 vezes por dia ou antes da relação sexual, para um efeito lubrificante imediato, evitando a dor.
D’AVEIA Gel Lubrificante Monodoses é um gel íntimo não hormonal para aplicação na zona íntima interna, translúcido e sem cheiro, com uma textura semelhante às secreções fisiológicas da zona íntima. Contém também ácido hialurónico que promove o aumento de elasticidade da zona íntima, e vitamina E com ação regeneradora e anti-oxidante que previne a degradação destes mesmos tecidos. Os seus componentes são veiculados por lipossomas que permitem uma libertação prolongada do ácido hialurónico ao longo do tempo, aumentando a sua eficácia. Apresenta-se em embalagens individuais de utilização única, higiénicas e de fácil utilização: cada monodose tem um invólucro protetor individual. Deve ser aplicado internamente na vagina, através da sua cânula, 2 a 3 vezes por semana, ou antes da relação sexual.
Ambos estão indicados em todas as situações em que se pretende Hidratar, Lubrificar e Aumentar a Elasticidade da zona íntima a nível interno e externo, o que é muito comum principalmente no pós-parto e durante a amamentação. Ambos os produtos são seguros e recomendados nesta fases da vida.
D’AVEIA Gel Íntimo Lubrificante e D’AVEIA Gel Lubrificante Monodoses são dermatologicamente testados (0% de reação alérgica) e compatíveis com o preservativo.
Ambos devem utilizar-se em conjunto para um tratamento cosmético completo da secura vaginal, aumentando a lubrificação e elasticidade a nível interno e externo
Em conclusão e como resposta à pergunta, a cosmética vulvar e vaginal é essencial para combater a secura vaginal, melhorando a elasticidade e lubrificação da zona íntima, com um efeito anti-aging associado
Da mesma forma que temos a preocupação em ter cuidados anti-aging com a pele da face e outras partes mais expostas do corpo, não devemos deixar de parte a zona íntima, que também precisa igualmente deste tipo e cuidados, de forma diária, como prevenção e não apenas como tratamento.
- Respondido por D'AVEIA
Estrias na gravidez
Que cremes aconselha para estrias, barriga e ancas?
O Bio-Oil é um óleo de nova geração, os chamados óleos secos. Basta pouca quantidade para uma área de pele grande e que penetra mais rápido do que os óleos antigos. Deve ser aplicado a partir do fim do 1º trimestre da gravidez até terminar a gestação. Nas zonas onde se deposita maior quantidade de gordura deverá ser aplicado 2 vezes por dia: coxas, ventre, ancas, peito, nádegas e parte inferior das costas. A composição do Bio-Oil vai ajudar imenso numa perspectiva preventiva e corretiva: vitamina A (ação regeneradora da pele); vitamina E (acção anti-oxidante da pele) e 4 óleos essenciais (Lavanda; Camomila; Alecrim; Calêndula) com propriedades também de hidratação, regeneração e proteção.
- Respondido por Bio-Oil
Nos primeiros meses utilizei o creme gordo, óleo de amêndoas doces da Barral mas depois passei para o Bio-Oil, porque me disseram que era melhor.
Na verdade o Bio-Oil tem um efeito mais abrangente nas estrias na grávida. Consegue promover, se colocado todos os dias 2 vezes (manhã e à noite), um efeito preventivo e se já existirem marcas na pele também ajuda a melhorar a aparência. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
- Respondido por Bio-Oil
Tem que ser exclusivo o Bio-Oil?
Não tem que ser em exclusivo o Bio-Oil uma vez que o produto pode ser usado concomitantemente com outros produtos. Quando é usado com outros produtos deve ser o primeiro a ser aplicado até à sua total absorção. Só após a aplicação do Bio-Oil se deve proceder ao uso de qualquer outro produto na pele. Salvaguardar que se deve continuar a aplicar o Bio-Oil 2 vezes ao dia.
- Respondido por Bio-Oil
O Bio-oil é mais indicado do que o Creme Gordo?
Ambos são indicados, todavia o Bio-Oil tem uma ação mais completa na proteção e no cuidado da pele. Os resultados podem variar de indivíduo para indivíduo.
- Respondido por Bio-Oil
Como se deve aplicar D’AVEIA Anti-Estrias?
D’AVEIA Anti-Estrias deve idealmente ser aplicado diariamente, através de massagem, nas zonas mais propensas à formação de estrias: barriga, peito, ancas e coxas, através de massagem, para resultados otimizados na prevenção de estrias e para atenuar as estrias já formadas.
- Respondido por D'AVEIA
Em que momento da gravidez se deve começar a aplicar D’AVEIA Anti-Estrias?
Deve começar a aplicar D’AVEIA Anti-Estrias diariamente, através de massagem, a partir do momento em que descobre que está grávida. É muito importante começar a prevenir a formação de estrias desde as primeiras semanas de gravidez, pelo menos até ao pós-parto, para resultados otimizados.
- Respondido por D'AVEIA
Como é o cheiro de D’AVEIA Anti Estrias?
D’AVEIA Anti Estrias tem um cheiro suave que é muito bem tolerado pelas grávidas em geral. Este cheiro é-lhe conferido por alguns ingredientes base da linha D’AVEIA de origem natural que estão na sua constituição. Além disso é muito fácil de espalhar e não é gorduroso, sendo rapidamente absorvido. Vem em boião que facilita a extração de todo o seu conteúdo até ao final e facilita a sua aplicação.
- Respondido por D'AVEIA
D’AVEIA Anti Estrias também atenua estrias já existentes?
D’AVEIA Anti-estrias é um creme que não só tem a capacidade de prevenir a formação de estrias, assim como de atenuar as estrias já existentes, devido às suas 3 ações essenciais:
- Evita a degradação das fibras elásticas (elastina) e de colagénio da pele;
- Evita o processo inflamatório inerente à sua formação;
- Reforça e restabelece a integridade da pele, tornando a pele mais lisa, sedosa e homogénea.
- Respondido por D'AVEIA
Os produtos D’AVEIA Anti Estrias e Anti Prurido podem ser aplicados na pele atópica?
Todos os produtos da marca D’AVEIA, incluindo D’AVEIA Anti-Estrias, podem ser utilizados na pele atópica e apresentam testes dermatológicos que comprovam a sua óptima tolerância cutânea, não provocando qualquer sensibilização ou reação alérgica. Os produtos D'AVEIA, ao longo dos seus 20 anos no mercado, sempre foram aconselhados e prescritos por Médicos Dermatologistas e Ginecologistas em situações de dermite atópica.
- Respondido por D'AVEIA
Existe algum modo de podermos testar os produtos D'AVEIA antes de investirmos embalagens de produtos de grande tamanho?
Existe sim!
Caso queiram experimentar algum produto específico da linha D’AVEIA Cuidado Íntimo pode enviar-nos o seu pedido através das nossas redes sociais D’AVEIA (Facebook ou Instagram) ou por email ([email protected]). Caso tenhamos stock enviaremos uma amostra para que possa testar!
- Respondido por D'AVEIA
D’AVEIA Anti-Estrias, D’AVEIA Dermo Óleo Pediátrico e D’AVEIA Hidratante Corporal são seguros na gravidez?
Boa tarde, Obrigada pela sua pergunta! Os produtos D’AVEIA que refere são produtos cosméticos com uma ação local na pele, seguros na gravidez. É recomendada a sua utilização desde o momento em que a mulher descobre que está grávida, para hidratar e aumentar a elasticidade da pele e evitar sintomas de secura e prurido (comichão)
- Respondido por D'AVEIA
D’AVEIA Anti-Estrias e D’AVEIA Hidratante Corporal têm testes dermatológicos?
Boa tarde. Sim! D’AVEIA Anti-Estrias tem testes dermatológicos que garantem que melhora significativamente e hidratação, aumenta a elasticidade e diminui a rugosidade da pele.
D’AVEIA Hidratante Corporal tem testes dermatológicos que comprovam que aumenta a hidratação da pele em 71% em apenas 30 min. Além disso são recomendados por Ginecologistas e Dermatologistas portugueses.
- Respondido por D'AVEIA
Como se deve utilizar D’AVEIA Dermo-Óleo Pediátrico e D’AVEIA Hidratante Corporal para prevenção e tratamento cosmético do prurido ou comichão na gravidez ?
D’AVEIA Dermo-óleo Pediátrico deve ser utilizado na higiene diária, como um gel de banho vulgar ou caso o prurido seja intenso, poderá fazer um banho de imersão em água morna, deixando actuar 2-3 minutos. A água fica com um aspecto leitoso. Promove um banho emoliente e calmante , com uma imediata sensação de conforto e bem estar.
Como cuidado hidratante anti-prurido, Recomenda-se a aplicação de D’AVEIA Hidratante Corporal diariamente na pele do corpo, através de massagem, após a higiene com D’AVEIA Dermo-Óleo Pediátrico ou sempre que necessário, reforçando nas zonas com maior comichão.
Devem ser utilizados enquanto persistirem os sintomas de prurido ou sempre, como prevenção.
- Respondido por D'AVEIA
Que outros produtos têm para a Gravidez?
Para a gravidez, dentro da linha de cuidado íntimo, temos vários produtos, além de D’AVEIA Anti-estrias, Dermo-óleo Pediátrico e Hidratante Corporal, nomeadamente:
D’AVEIA Ginecológico: Emulsão suave para a higiene íntima diária suave e delicada, que respeita o pH fisiológico ácido da zona íntima da mulher e o seu equilíbrio fisiológico, indicado também para higiene íntima na gravidez. Contém os ingredientes base da linha D’AVEIA com propriedades hidratantes, emolientes , protetoras e antioxidantes.
D’AVEIA Ginecológico Calmante: Emulsão suave para a higiene diária suave e delicada no caso de haver sintomas de prurido, irritação, ardor ou sensação de queimadura na zona íntima externa. É composto por substâncias de origem vegetal, associados a proteínas e aminoácidos, que limpam delicadamente sem agredir, restabelecendo o equilíbrio fisiológico , bem como as defesas da zona genital. Possui ação Emoliente, Hidratante e anti-vermelhidão e calmante.
D’AVEIA Gel íntimo Calmante: Gel-creme com fórmula exclusiva , constituída por um Complexo único simbiótico pré e probiótico inovador que reforça as defesas naturais da zona íntima externa. Está indicado para diminuir o prurido, a vermelhidão e a sensação de queimadura na zona íntima externa, promovendo uma imediata sensação de alívio e conforto. Pode ser aplicado depois da higiene com D’AVEIA Ginecológico Calmante ou sempre que necessário.
D’AVEIA Gel íntimo Lubrificante: Gel creme íntimo lubrificante anti-aging com ácido hialurónico na sua composição, indicado para aplicação por meio de massagem na zona íntima externa. Indicado sempre que seja necessário Hidratar, lubrificar e aumentar a elasticidade da zona íntima externa.
- Respondido por D'AVEIA
Qual a melhor altura (em que semana) para usar esse creme de forma a evitar estrias?
Deve começar a aplicar D’AVEIA Anti-Estrias diariamente, através de massagem, a partir do momento em que descobre que está grávida. É muito importante começar a prevenir a formação de estrias desde as primeiras semanas de gravidez, pelo menos até ao pós-parto, para obter resultados otimizados!
- Respondido por D'AVEIA
Estrias que aparecem na gravidez, e que ainda têm cor roxa irão desaparecer?
As estrias de cor roxa são estrias ainda em fase de formação. Na formação de estrias ocorre inflamação, daí a cor arroxeada. Por esse motivo, nesta fase é fundamental a aplicação de um creme anti-estrias de modo a minimizar ao máximo a sua largura e profundidade. Estas estrias não irão desaparecer, mas a aplicação diária de um creme como D'AVEIA Anti-Estrias pode atenuar bastante o seu aspeto, diminuindo a sua largura e profundidade, devido às suas caraterísticas únicas:
- Evita a degradação das fibras elásticas (elastina) e de colagénio da pele;
- Evita o processo inflamatório inerente à formação de estrias;
- Reforça e restabelece a integridade da pele, tornando a pele mais lisa, sedosa e homogénea.
Além disso, é muito bem tolerado pelas grávidas, fácil de aplicar e tem uma textura não gordurosa. Vem em formato de boião, o que facilita a sua aplicação.
- Respondido por D'AVEIA
Cuidar e tratar os dentes na gravidez
A consulta do 1º trimestre pode ser em qualquer clínica? Se referir que quero agendar essa consulta, vão perceber o que pretendo?
Qualquer clínica de medicina dentária está habilitada para consultar as grávidas. Se algum profissional não se sentir confortável irá reencaminhar. Pode até perguntar ao seu médico dentista se está habilitado para isso ou procurar uma clínica que tenha a especialidade de odontopediatria.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Estou quase no 7º mês, e tenho um dente que tem de ser removido (por ter apodrecido durante a quarentena), será possível remover o dente em segurança?
Sim. Mas fale com o seu médico dentista e com o médico que a está a acompanhar para saber se tem que tomar medicação a seguir e se não existe interferência.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Se não tivermos qualquer queixa é necessário na mesma ir a uma consulta?
No primeiro trimestre de gravidez deve sempre ter uma consulta para fazer uma avaliação e uma limpeza profissional. Só isso já irá ajudar bastante!
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Devemos alterar o tipo de escova ou a pasta durante a gravidez para minimizar estes problemas de gengivas?
Depende de cada caso mas o ideal é usar uma pasta de dentes sem grande sabor e escova macia.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Melhor pasta de dentes?
Pasta de dentes com 1450 ppm de flúor. Na quantidade de um grão de ervilha. Por exemplo pasta de dentes Elgydium Arthrodont.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Em que momento do 1º trimestre deve ser a consulta?
De preferência logo no inicio da gravidez. Mas estão sempre a tempo!
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Para alívio das gengivas (inflamação) o que recomenda?
Reforçar os cuidados de higiene oral com pasta de dentes e colutorio especifico para as gengivas.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Já me encontro no 3º trimestre, aconselha a consulta? Não sinto dor na gengiva mas o sangramento existe. A minha escovagem acontece com a escova elétrica, devo fazer outra opção?
Sim. Procure o médico dentista sobretudo para ter aconselhamento profissional e personalizado da escova e pasta melhor para si. Talvez uma escova manual de cerdas macias possa ajudar.
Procure também o odontopediatra para ter aconselhamento pré-natal sobre os cuidados a ter com as gengivas e dentes do recem-nascido.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Tenho uma cárie para tratar num dos molares. Posso tratar durante a gravidez? Ou, uma vez que não me tem chateado, posso aguardar pelo final da gravidez?
Pode tratar na gravidez idealmente durante o segundo trimestre do gravidez!
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Há algum tipo de pasta de dentes mais especilifico para gravidas com gengivas sangrantes? Podemos fazer uma limpeza dentária durante a gravidez?
Se tem gengivas sangrantes o ideal mesmo é marcar consulta porque pode precisar de uma limpeza dos dentes profunda e profissional e isso pode ajudar bastante a resolver o problema. Procure uma pasta de dentes com triclosan ou clorohexidina para reduzir o sangramento gengival. Para realizar a correta higiene oral durante a gravidez deve: Escovar os dentes sempre imediatamente a seguir às refeições e antes de deitar. Usar uma escova de dureza média. Usar fio dentário e/ou escovilhão fluoretado, pelo menos uma vez por dia, de preferência na última escovagem do dia. Lavar todas as noites com colutório sem álcool. Sempre que tiver náuseas e vómitos deve logo de seguida fazer bochecho com uma solução de clorohexidina sem álcool. Substitua a sua escova de dentes a cada 3 ou 4 meses, ou com mais frequência se as cerdas estiverem danificadas. Pode e deve fazer a higiene oral no dentista. Leia mais sobre o assunto neste artigo do blogue https://denteadente.pt/gengivas-sangrarem-durante-a-gravidez/.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Pode indicar qual o spray de agua termal que falou no video?
O spray de água termal é bastante útil na higiene oral da grávida. Pode saber mais nesta página do meu blogue https://denteadente.pt/produtos/gravida/
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Alimentação Saudável na Gravidez
Para além da laranja, em que outros alimentos poderemos obter vitamina C?
Outras fontes de vitamina C são: frutos vermelhos por exemplo os mirtilos são riquíssimos.
- Respondido por Enf.ª Conceição Santa-Martha, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Quais os alimentos ricos em fibra que recomenda para o 3º trimestre?
Verduras, flocos de aveia pois também ajudam a regular níveis de açúcar no sangue e retêm água para que o intestino se mantenha funcionante. Além de ajudarem a manter a microfilma intestinal materna saudável!! Muito importante pois a mãe vai transmiti-la ao seu bebé no parto.
- Respondido por Enf.ª Conceição Santa-Martha, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Quais os alimentos que ajudam a desenvolver o cérebro do bebé?
Os alimentos ótimos para o cérebro são as olioginosas (vulgarmente chamados de frutos secos).
- Respondido por Enf.ª Conceição Santa-Martha, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
O chocolate preferencial é o preto, com uma percentagem de cacau acima dos 75%? E tem também cafeína como o chocolate de leite? Qual a quantidade diária de cafeína limite?
Sim, chocolate com concentração de cacau acima dos 70%. Quanto a café (cafeína) ou equivalente como a ataina do chá não devem ultrapassar as 3 poções por dia ou de equivalentes. Chocolate pode ser considerado equivalente.
- Respondido por Enf.ª Conceição Santa-Martha, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
E os kiwis, também são ricos em Vitamina C?
Os kiwis também.
- Respondido por Enf.ª Conceição Santa-Martha, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
As uvas passas contam? Confesso que não gosto de amêndoas, nozes e assim.
Uvas passas não!! Caju ou castanha do maranhão, e azeite também.
- Respondido por Enf.ª Conceição Santa-Martha, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Em relação aos frutos secos, podem ser salgados?
Salgados não convém abusar! Depende da vossa tensão arterial e se têm tendência para fazer retenção de líquidos!
- Respondido por Enf.ª Conceição Santa-Martha, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Podemos ingerir gengibre?
O gengibre é ótimo para os enjoos do 1.º trimestre e pode aromatizar a água com gengibre.
- Respondido por Enf.ª Conceição Santa-Martha, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Pode ser azeite ou óleo de côco?
Pode, ou oleo de linhaça ou sementes de linhaça moidas. São ricas em omegas e ótimas para regular o intestino.
- Respondido por Enf.ª Conceição Santa-Martha, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
A linhaça em farinha ou semente tem o mesmo efeito?
Farinha é melhor.
- Respondido por Enf.ª Conceição Santa-Martha, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Como diminuir a obstipação/dificuldade em ir a casa de banho? (mesmo com boa alimentação)
Primeiro é fundamental identificar a causa da obstipação. É importante reforçar a hidratação ao longo do dia e fazer uma alimentação rica em fibra alimentar.
- Respondido por Dr.ª Rita Morais, Nutricionista
Eu tenho uma questão sobre o fiambre. Isto porque normalmente é proibido, mas disseram-me que se for cozinhado (por exemplo numa omeleta, ou num quiche), não é problemático. Como devemos proceder?
A grávida pode consumir fiambre embalado, se este for cozinhado. É verdade que não devem ser consumidas carnes e carnes processadas cruas ou mal cozinhadas. Na dúvida ler a lista de ingredientes da embalagem.
- Respondido por Dr.ª Rita Morais, Nutricionista
E para a desinfecção dos alimentos hortícolas o que aconselha? Isto porque a minha médica aconselha apenas a mergulhar os alimentos em água fria 15mins
Para desinfecção de hortofrutícolas a consumir em cru é recomendada a desinfecção com produtos específicos (pastilhas desinfetantes) ou amukina. Água e/ ou vinagre não são eficazes na desinfecção.
- Respondido por Dr.ª Rita Morais, Nutricionista
O que devemos comer quando nos é diagnosticado diabetes gestacional? É mesmo proibido comer qualquer tipo de doce?
Eu acho fundamental o acompanhamento com um nutricionista para que toda a alimentação seja adaptada e previna o descontrolo das glicemias. A aprendizagem associada fará toda a diferença.
- Respondido por Dr.ª Rita Morais, Nutricionista
Há alguma infusão que não seja recomendada? Li que algumas ervas são proibidas.
Na gravidez é muito importante que as infusões introduzidas sejam sempre variadas. É aconselhado moderar as quantidades de chás preto, vermelho, verde e branco, tal como outras bebidas com cafeína.
- Respondido por Dr.ª Rita Morais, Nutricionista
As infusões de sabores de frutos como pêssego, manga, limão, são aconselhadas? E gengibre?
Sim, beber água ou infusões ao longo do dia e sem açúcar adicionado.
- Respondido por Dr.ª Rita Morais, Nutricionista
Gostava de saber quais os chás podemos tomar e não tomar na gravidez e na amamentação?
A ingestão de chás preto, verde, vermelho e branco deve ser moderada pela quantidade de cafeína. Optar por infusões variadas diariamente.
- Respondido por Dr.ª Rita Morais, Nutricionista
Qual o pequeno almoço adequado? Quais os cereais aconselhados para o caso da obstipação
Um pequeno-almoço é uma refeição essencial para começar bem o dia, responsável por fornecer energia e os nutrientes necessários para a grávida e bebé. Esta primeira refeição do dia deve combinar todos os nutrientes essenciais, como hidratos de carbono, proteínas, lípidos, vitaminas minerais e fibra alimentar, o que significa que devemos incluir lacticínios, cereais e derivados e fruta.
Como por exemplo: 1 iogurte líquido magro + 5 colheres de sopa de flocos de aveia + 1 kiwi pequeno + 1 ameixa pequena + 1 colher de café de canela + 1 colher de chá de sementes de sésamo
Misturar todos os ingredientes numa taça
- Respondido por Dr.ª Rita Morais, Nutricionista
Qual o papel dos probióticos na obstipação?
Os probioticos na obstipação podem ter um papel interessante no entanto ha que identificar a causa da obstipação em primeiro lugar, corrigir alguns hábitos alimentares na grávida, como a quantidade e qualidade da fibra alimentar, a forma como os alimentos ricos em fibra são introduzidos ao longo do dia, reforço da ingestão hidrica.
Os probioticos são bactérias benéficas à colonização intestinal, uma alimentação saudável é fundamental para que este ambiente fique também propicio a um microbioma saudável, bem como os prébioticos, conhecidos como fibras fundamentais à saude intestinal . A obstipação é uma condição que deve ser avaliada por médico de fámilia ou gastroenterologista, todos os ajustes alimentares devem ser feitos com um nutricionista.
- Respondido por Dr.ª Rita Morais, Nutricionista
Algum chá que recomendem para a obstipação?
Não recomendo nenhum chá especifico. Recomendo uma boa ingestão de água ou infusões, na grávida recomendo o máximo de variedade nas infusões e optar em maior quantidade por água.
- Respondido por Dr.ª Rita Morais, Nutricionista
Qual a porção vinagre por água para ter ação desinfetante? 15 minutos é suficiente para tal?
Utilizar 2 colheres de sopa de vinagre em água e deixar durante 15 minutos e depois passar por água corrente. Outra alternativa é 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em água e deixar durante 15 minutos e depois passar por água corrente.
- Respondido por Dr.ª Mariana José, Nutricionista
Posso consumir queijo fresco ou Philadelphia? Há algum queijo que possa ser consumido?
Pode consumir-se qualquer tipo de queijo desde que seja pasteurizado. Ler sempre a lista de ingredientes - tem de ter leite pasteurizado. Não consumir os de pasta mole, brie, camambert, mascarpone ou outros deste género.
- Respondido por Dr.ª Mariana José, Nutricionista
A influência da mãe no bebé durante a gravidez
Qual a influência musical na gravidez?
A música tem uma grande influência, porque se a musica está a induzir um estado de calma, tranquilidade, ou felicidade na mãe, o bebé também está a sentir essa experiência como se fosse a sua. Músicas que provocam agitação ou que estão demasido altas, mesmo que a mãe goste, podem não ser tão agradáveis para o bebé. Por isso a mãe deve estar sempre atenta, sensível, ao comportamento do seu bebé no útero.
- Respondido por Educadora pré-natal e professora de yoga
Dado os tempos que estamos a passar por causa do vírus e que por mais que não queiramos ficamos mais stressados que técnicas recomenda para proporcionar o bem-estar do bebé?
Isso é tudo o que eu ensino no meu programa Gravidez Sem Stress aqui, a mãe pode recorrer a técnicas de respiração lentas e tranquilas, a relaxamento específico para as suas necessidades e do seu bebé e a meditações guiadas que lhe vão proporcionar foco, lucidez e mais harmonia entre si e o seu bebé.
- Respondido por Educadora pré-natal e professora de yoga
A Mala da Maternidade
A pomada da medela é adequada ?
Sim, qualquer pomada é adequada á aplicação nos mamilos que seja à base de lanolina.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Se levarmos cueca-fralda descartável, temos de levar penso higiénico de máxima absorção?
Neste caso só aconselho o uso de uma das opções. A Humidade é inimiga da cicatrização. Se colocam uma cueca-fralda e um penso, a pele não vai conseguir respirar e, com a temperatura do corpo e a questão hormonal, vai haver transpiração.
Relativamente ao uso de Cueca-Fralda, eu apenas recomendo para o período da noite. Ao dormir, a facilidade em nos sujarmos nos primeiros diasé maior e, para conforto, eventualmente poderão usar este tipo, mas no dia a dia devem usar penso higiénico e trocar sempre que este se encontre cheio. Para prevenir ao máximo as infeções nos pontos (caso exista episiotomia). Devem ter em atenção que as Cueca-Fralda necessitam de ser trocadas mais frequentemente pela probabilidade de existir humidade. Relativamente às marcas, isso é à vossa escolha.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Os produtos de higiene devem ser sem cheiro, ou o mais neutros possíveis, por poderem ser fortes para o bebé?
Os produtos deverão ser adequados para recém-nascido, é obvio que quanto menos cheiro possuirem melhor, pois os perfumes derivam de produtos químicos, no entanto estes são testados, portanto é uma opção de escolha. O que deve ter em conta nos produtos a usar é que deve ser todos da mesma marca, pois se existir alguma reação alérgica saber que essa marca não se adequa ao bebé. O que aconselho normalmente aos pais é apenas comprarem amostras. Posteriormente, se o bebé se adaptar, podem comprar embalagens maiores para que os mesmos não sejam desperdiçados.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Entre a cueca descartável e os pensos, qual a melhor opção?
A melhor opção é o penso higiénico de máxima absorção, em especial agora no período do calor.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Bebés que nasçam no final de Agosto devem vestir bodies de manga curta ou comprida?
Os bebés necessitam sempre de mais uma peça de roupa que nós. Ou seja, se usarmos manga cava, para o bebé será indicado a manga curta, se estivermos de maga curta podemos por uma manga comprida e assim sucessivamente. Devemos ter em conta que os bebés têm sempre os pés e a mãos mais fresquinhas, pelo que devemos sempre avaliar a necessidade de meias. A temperatura do bebé avalia-se pelo pescoço, se estiver a transpirar é porque tem demasiada roupa. Portanto para Agosto aconselho bodies de manga curta com calça ambos de algodão. E bodies de manga comprida para o período noturno em que existe maior arrefecimento.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Tenho DPP para final de Julho, será necessário levar bodies e babygrows para vestir?
Os bodies são sempre praticos e devem levar sempre.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Os bodies devem ser com molinhas?
A roupa do bebé deve ser essencialmente prática e confortável sem peças que possam magoar o bebé. Por norma as molas são mais praticas e cómodas, mas não existe nenhuma indicação especifica para tal. Um recém-nascido não gosta da manipulação, daí o momento de despir e vestir ser um momento de choro. Quanto mais prática for a roupa melhor, sem muitos botões e molas ou acessórios, pois cada vez que existe necessidade de trocar a fralda, o bebé terá de ser manipulado e torna-se num momento de stress.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Devemos levar chupeta?
Nada impede de levarem. As mães que pretendem amamentar não deverão introduzir a chupeta precocemente. Pois os bebés que querem estar a mamar, estão a fazer o seu trabalho, estimulando para que haja produção de leite. Se em vez da mama lhe derem uma chupeta, estão a impedir que ele estimule. Peçam sempre opinião da enfermeira sobre o caso do vosso bebé e se ja é aconselhável a chupeta. O que pode acontecer é uma confusão de mamilos, e ele estar uns tempos a recusar a mama uma vez que a mama se adapta a boca do bebé em cada pega e, a chupeta, tem sempre o mesmo formato.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
A roupa do bebé não pode ser lavada a máquina, no programa de peças delicadas?
Sim, se tiver essa hipótese sim. Não deve ser usado amaciador, pois pode acontecer ficar acumulado em alguma das peças e provocar reações na pele do bebé. Pelo menos nos primeiros dias, até a pele do bebe se adaptar a ambiente externo. Não existe temperatura indicada, ela deverá ser passada a ferro para eliminar qualquer microorganismo existente.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
As cuecas de incontinência podem ser por exemplo as da Ausonia Discret? Ou existem algumas mais recomendadas especificamente para pós-parto?
Não existem cuecas recomendadas, as que melhor se adaptarem. Por norma a cueca é mais confortável mas atenção, têm de ser trocada com maior frequência.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Como se deve escolher o tamanho da roupa?
O tamanho da roupa pode ser escolhido consoante as medidas nas ecografias, no entanto, há sempre uma margem de erro estimada. Aconselho a não comprarem muita roupa tamanho zero, apenas a suficiente para usarem durante uma semana, e vão lavando, pois dura por pouco tempo.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Consegue enviar-me a lista de essenciais da mala da maternidade?
A Lista da maternidade deverá ser solicitada à maternidade onde pretendem ter os vossos bebés. Por norma, onde são acompanhadas na gravidez também é fornecida uma lista específica, o que vos indiquei é mais ou menos aproximado a todas. Devem sempre pedir informação nas maternidades sobre o que é necessário.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Têm de ser camisas de dormir abertas à frente (botões), ou podem ser daquelas próprias para dar de mamar, que basta baixar?
Para quem pretende amamentar podem ser também essas, que são bastante práticas.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
As conchas protetoras não substitui a necessidade de levar discos de algodão?
São melhores no sentido em que permitem o arejamento do mamilo, mas durante a noite pode haver extravasamento de leite pela nossa posição de dormir.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Mas para isso existe as conchas coletoras, sem os furinhos , certo?
Sim é verdade. Mas dormir com as de algodão é diferente e mais confortável, mas depende de pessoa para pessoa. Apesar de que as conchas são excelentes para os mamilos.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
A fralda de pano serve para que finalidades?
Há pais que não gostam de deitar os bebés sobre a cama da mãe, e colocam a fralda sobre o local onde os vão deitar. Ou até mesmo para fazermos o swaddle, que os bebés tanto apreciam.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
O creme muda fralda só se aplica se o bebé tiver irritações?
Está certissimo.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Para um bébé que nasça em junho convém levar roupa de manga comprida na mesma? Body interior + babygrow de manga comprida?
Se tivermos um junho este ano quentinho para as primeiras mudas de roupa sim, pois ele saí de um meio aquatico de 37º(utero) para o nosso que não passará dos 30º.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
O leite hidratante começa a ser aplicado a partir de quanto tempo?
Não se aconselha que seja nos primeiros dias, pois o vernix (substância esbranquiçada) protege-os, hidrata-os e a própria pele ainda se está a adaptar ao meio exterior.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Se um bebé estiver a dormir, e se tiver cocó, devemos acordar o bebé para trocar a fralda? Trocamos enquanto ele está a dormir? Ou esperamos ele acordar?
Sempre que nos apercebermos que o nosso bebé tem cocó devemos mudar a fralda mesmo que esteja a dormir, pois pode provocar macerações/lesões.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetétrica
Direitos da Parentalidade
A minha mulher, de momento, é apenas estudante de mestrado, não tendo qualquer direito a licença. A minha dúvida é relativamente a mim (como pai), quais os meus direitos?
Vamos ver a situação da mãe. A mãe tem sempre direito à licença, nem que seja a social que corresponde a cerca de 460€ mensais. Nas sessões presenciais costumo dar o meu exemplo, quando a Júlia nasceu (a mais velha) eu estava a terminar o estágio da ordem dos advogados, sem vencimento logo sem descontos, e eu auferi a licença de maternidade que eles chamam de apoio social. Esta licença observa as mesmas regras das outras (120 dias a 100% ou 150 dias a 80% se for gozada apenas por um dos progenitores; se for uma licença partilhada 150 dias (120+30) paga a 100% ou 180 dias (150+30) paga a 83%). Neste caso o pai mantém os 20 dias + 5 pagos a 100%. Pelo contrário se optar que a mãe apenas goze as 6 semanas a que legalmente é obrigada e o Pai o remanescente período os pagamentos da mãe são calculados com base no indexante da SS para complemento social de maternidade, e os do pai dependem do período de licença que acordarem em tirar, sendo calculados sempre com base na remuneração de referência dos últimos 8 meses.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Quando a mãe e o pai trabalham por turnos é possível um de nós ter horário fixo ou flexível mesmo por causa das creches? E como seria esse horário aos fins de semana em que não existe creches?
Nesta situação um dos progenitores pode pedir aquilo que se chama o horário central até o filho ter 12 anos e não pode ser negado. Em caso de recusa o CITE tem de emitir um parecer. Infelizmente a regra é a mesma seja para dias de semana ou fins de semana, acredito que aos fins de semana teremos todos de recorrer àquela fantástica instituição pública que nunca falha os AVÓS, ou tios, ou até mesmo amigos.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Tenho um filho de 4 meses e na altura escolhi a modalidade de licença parental partilhada (150+30). Estão a terminar os meus 150 dias, gostaria de saber se os 30 de acréscimo têm de ser obrigatoriamente gozados pelo pai? Temos interesse em trocar, será isso possível? Além de trocar tenho interesse também de pedir para alargar, até quando o posso fazer?
Infelizmente não, isso seria uma violação clara do espírito alargado que está adjacente às licenças partilhadas, tanto que as licenças partilhadas são "mais bem pagas" que as licenças não partilhadas, a 150 dias (120+30) são pagas a 100%, a de 180 dias (150+30) são pagas a 100%, por contraposição das licenças não partilhadas: 120 dias a 100% e 150 dias a 80%.Para alargar teremos de ir às licenças parentais complementares alargadas, por três meses, paga a 25 % da remuneração de referência, desde que gozada imediatamente após a licença parental, neste caso após os 180 dias (150+30).
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Somos descontados pelas diapensas ou têm de ser paga?
Se se refere às dispensas para consultas pré-natais e consultas de preparação para o parto (quer sejam da mãe ou do pai, no caso do pai é necessário ter atenção à limitação legal de 3 dispensas) são efetivamente pagas, apenas deve trazer justificação. Todos os direitos de parentalidade estão pensados numa ótica de proteção do trabalhador.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
A escolha do tempo das lincenças é alterável ou fixa? Ou a escolha inicial do tempo de licença da mãe tem de ser seguido até ao fim?
Pode ser alterado através de requerimento à SS, o que acontece é que muitas das vezes eles fazem os acertos de valores. O ideal é ponderar bem e aquando da entrega ir já a decisão final, isto porque dependendo da duração da licença e se é partilhada ou não o valor a pagar é diferente.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Após o parto, quanto tempo tem a mamã em casa com o bebé? e o papá? (disseram-me que a legislação aprovou os 6 meses após o nascimento do bebé - serão a 100%?)
Para esta resposta aconselho o envio da tabela pois é toda uma nova explicação sobre o regime das licenças, só quando a licença é gozada pela mãe no periodo de 120 dias ou partilhada no regime de 150 dias com o pai (120+30) é que é paga a 100%.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Neste momento só o pai se encontra a trabalhar estando eu desempregada, como é feito a nivel segurança social, licença de maternidade\parentalidade (tanto renumeração\dias ) não sei se me fiz entender.
Nesta situação o Pai mantém os mesmos direitos à licença inicial exclusiva que teria mesmo que ambos trabalhassem, ou seja 20 +5 dias. Já a mãe pode pedir o complemento social de parentalidade que se rege pelas memas durações e percentagens de pagamento, sendo aqui o valor a pagar calculado com base do indexante de apoio social.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Estou no fundo desemprego, quando o bebé nascer posso pedir a licença ?
Pode e deve, ao requerer a licença interrompe a contagem do tempo em que está a receber o subsidio de desemprego, quando a licença terminar pede a reativação do subsidio de desemprego.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
No caso de licença de 150 dias, até aos 120 dias é pago a 100%? E os outros trinta é que é 80% ?
Aconselho o envio da tabela, pois para aferir o valor a pagar temos de perceber se é um licença partilhada ou não. Se for uma licença exclusiva da mãe o pagamento dos 150 dias é feito a 80%, se for uma licença partilhada de 150 dias (120 dias a mãe e 30 dias o pai) é paga a 100%.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Como funciona a licença do pai?
O Pai tem uma licença parental inial exclusiva de 20 dias obrigatórios e 5 facultativos; dos 20 dias obrigatórios 5 têm de ser gozados imediatamente a seguir ao parto, o outros 15 devem ser gozados até o bebé perfazer 6 semanas. Já os 5 dias facultativos o pai tem de os gozar enquanto a mãe estiver de licença (em conjunto). À parte da licença inicial exclusiva o casal pode optar por partilhar a licença de acordo com a tabela em vigor. Atenção que o gozo de licença partilhada não prejudica o gozo da licença parental inicial exclusiva do pai.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Fiz o pedido de abono pré natal em Abril e até à data ainda não recebi qualquer informação da segurança social? É normal?
Isso depende muito do tempo de resposta do Centro Distrital da SS da sua zona, tente efetuar contacto telefónico ou ver na sua area reservada da SS Direta.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Como funciona a licença do pai? Eu estou desempregada e eu e o meu marido não somos casados e é o único a trabalhar.
O Pai tem uma licença parental inial exclusiva de 20 dias obrigatórios e 5 facultativos; dos 20 dias obrigatórios 5 têm de ser gozados imediatamente a seguir ao parto, o outros 15 devem ser gozados até o bebé perfazer 6 semanas. Já os 5 dias facultativos o pai tem de os gozar enquanto a mãe estiver de licença (em conjunto). À parte da licença inicial exclusiva o casal pode optar por partilhar a licença de acordo com a tabela em vigor. Atenção que o gozo de licença partilhada não prejudica o gozo da licença parental inicial exclusiva do pai. Já a mãe pode pedir o complemento social de parentalidade que se rege pelas memas durações e percentagens de pagamento, sendo aqui o valor a pagar calculado com base do indexante de apoio social.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Quando estamos de baixa de risco, é suposto também recebermos os subsídios?
Penso que a questão é sobre os subsidios de férias e de Natal, se for a resposta é sim. Contudo a entidade patronal só é obrigada a pagar um por inteiro sendo o segundo pago apenas o proporcional do tempo trabalhado nesse ano. O subsidio que não for pago pela entidade patronal deverá ser requerido à SS no ano civil seguinte durante o mês de Janeiro e eles reembolsam o valor proporcional que foi descontado pela entidade patronal.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Como se processa o registo dos bebés? Em caso de familia monoparental (em que o pai não queira assumir), quais são as possibilidades de registo (com ou sem tribunais envolvidos)?
Quando o Pai não assume voluntariamente o registo é enviado um ofício ao Ministério Público que inicia um processo de averiguação da Paternidade, antes de tudo a Mãe é notificada para prestar declarações sobre a eventual identidade do Pai. Estando identificado pela Mãe quem é o Pai, este é notificado para assumir voluntariamente a paternidade, não o fazendo, é solicitado pelo Tribunal um teste de ADN ao qual o Pai (que tenha sido identificado pela Mãe como tal) é obrigado a comparecer. A paternidade é fixada de acordo com o resultado do teste de ADN.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
E como se processa ao registo de bebés no geral?
Existe um projeto em grande parte dos hospitais do País denominado "Nascer Cidadão", onde o próprio hospital dispõe de um serviço de registo civil (se os pais forem casados basta que um deles vá com o livrinho do nascimento fazer o registo ainda durante o internamento; se não forem casados têm de ir ambos os pais fazer o registo voluntário). Nos hospitais onde este registo não está em vigor, após a alta hospitalar e com a declaração que é emitida devem dirigir-se a uma Conservatória do Registo Civil para efetuar o registo do bebé.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Como se processa a licença de maternidade para grávidas que estão desempregadas e estão a receber do fundo de desemprego?
As mães desempregadas aquando do nascimento do bebé devem solicitar o subsídio de maternidade social (de valor igual ao IAS) suspendendo assim o subsídio de desemprego, quando a licença de maternidade terminar retoma à contagem do prazo do subsídio de desemprego.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Como funciona a licença de maternidade? São ou 120 ou 150 dias? Os +30 que vemos muitas vezes referidos referem-se ao acrescente à licença de maternidade ou aos 30 dias do pai?
As licenças de maternidade são de 120 ou 150 dias, os +30 referem-se sempre à licença partilhada pelo Pai (120+30) (150+30).
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Como escolhemos a opção que nos for mais conveniante? Temos de informar alguém quantos dias pretendemos gozar? E como?
A ponderação do que mais conveniente compete a cada um, a informação do período da licença é feita aquando da entrega do comprovativo do pedido das licenças na segurança social (é facultada uma cópia do pedido original que devem entregar na entidade patronal).
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
O que precisa o pai de comprovar na empresa onde é trabalhador por conta de outrem, para poder usufruir da licença de paternidade em substituição da mae que é trabalhadora independente?
Apenas tem de requerer a licença na Segurança Social e entregar o comprovativo do pedido na entidade patronal, notem que os formulários são únicos tanto para a mãe como para o pai para existir este controlo.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Gostaria que me clarificassem quando possível a diferença das licenças de aleitação e amamentação por favor para poder analisar com o meu companheiro
A licença de aleitação é a licença até o bebé perfazer um ano de idade, e esta pode ser gozada por um dos progenitores uma vez que o bebé por estar a ser amamentado ou não. Já a licença de amamentação é exclusiva da mãe, digamos que será complementar à anterior, uma vez que esta pode ser gozada durante todo o tempo em que o bebé mamar (exclusiva para bebés amamentados).
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
No meu plano de nascimento posso optar por cesariana?
Se tiver o seu bebé num hospital privado vai depender do hospital. Já nos hospitais públicos a cesariana só é equacionada quando exista alguma condicionante da mãe ou do bebé, nunca por opção da parturiente.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Podemos então escolher o hospital que reune as melhores condições para a gravida, para realizar o parto!?
Pode, se existir na sua área de residência outro hospital com serviço de obstetrícia, por norma em situações de urgência (parto iminente) os hospitais são obrigados a aceitar qualquer parturiente.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Em termos legais depois de termos o bebé temos menos 2 horas de trabalho caso se prove que o bebé amamenta correto? O horário para trabalho é qual? Das 7h e no fim as 20H?
Até o bebé ter um ano de idade têm a licença de aleitação, mesmo que o bebé não mame, só depois de o bebé ter 1 anos (12 meses) é que é necessário comprovar que ainda mama. Em ambos os casos implica uma redução de 2h por dia, isso depois é ajustado com o horário de trabalho de cada um. Essa redução de 2h é dividida em 2 períodos de 1H cada.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Os riscos profissionais é a empresa a passar o doc certo?
Convém que exista um documento médico a atestar o risco, pode até ser o médico do trabalho, mas o Empregador tem de atestar o mesmo, no formulário da SS existe um campo para ser preenchido pelo Empregador, deixo o link infra: http://www.seg-social.pt/documents/10152/38593/RP_5051_DGSS/2eb199f8-2210-4dfa-9843-5b4e8947aa20
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Quando é necessário ausentarmo-nos para consulta ou exames e se demorar mais de 3h é-nos descontado o subsidio de alimentação?
Não, as deslocações para consultas pré-natais não dão perda de qualquer direito, independentemente do número de vezes e do tempo.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
A trabalhadora grávida que se ausente para consultas, essas horas estão justificadas ou a entidade patronal pode assumir que depois têm que ser horas de trabalhado compensadas?
As deslocações para consultas pré-natais não dão perda de qualquer direito, independentemente do número de vezes e do tempo, não tem que as compensar de modo algum, são horas justificadas sem perda de retribuição.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Quando falamos das licenças pagas a 83% são os dias de acréscimo que são pagos nessa percentagem ou são os meses todos?
É a retribuição mensal que habitualmente declaramos que é paga a 83%.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
O direito de trabalho a tempo parcial após a licença inicial comporta a normal perda de remuneração associada ao trabalho parcial ou é pago a 100% da remuneração referência?
Comporta perda de retribuição no proporcional do tempo da redução no horário de trabalho.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
Numa licença partilha de 150 dias+30 dias, o pai pode gozar dois períodos de 15 dias, sendo um deles no último mês? Ou tem de ser seguidos?
O Pai já vai gozar os 20 dias obrigatórios (+ 5 facultativos até ao fim da licença da mãe), os 30 têm de ser gozados seguidos com o fim da licença da Mãe.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
A licença de aleitação pode ser partilhada? Ou seja, escolhendo um período, ambos os progenitores podem trabalhar menos 1h? Para a licença de aleitação é necessário atestado?
Para a licença de aleitação não necessita de atestado, está legalmente prevista até aos 12 meses do bebé. A licença não pode ser partilhada, apenas pode ser gozada por um dos progenitores.
- Respondido por Advogada, especialista em direito da família
A sexualidade na gravidez e pós-parto
Quando as contrações de treino são mais frequentes, a penetração deve ser evitada?
As contrações de treino, ou contrações braxton -hicks, são contrações indolores que existem ao longo da gestação. A penetração não é problema desde que:
- Não haja risco de parto pré termo;
- Perdas Hemáticas vaginais no ato de penetração;
- A penetração intensifique a contração e possa causar aumento da dor na contração.
Aconselha-se a partir das 28/32 semanas posições que favoreçam o conforto e penetrações não tão profundas para evitar eventuais desconfortos.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Importância do períneo na gravidez
A partir de que altura as grávidas devem procurar ta fisioterapia específica para o períneo?
Qualquer grávida deve procurar ajuda do fisioterapeuta a partir do primeiro trimestre de gestação. Na Clizone, em Cantanhede, encontram este tipo de abordagem, bem como todo o apoio no que diz respeito à preparação para o nascimento.
- Respondido por Clizone
É preferível realizar episiotomia ou recusar essa prática e deixar o corpo "rasgar" sozinho?
A episiotomia será realizada pelo obstetrícia que acompanha o parto. Em princípio será realizado de forma controlada e numa determinada orientação, sendo depois a cicatrizarão mais fácil. Se deixar o corpo reagir sem qualquer controlo, a dimensão pode ser bem maior e mais difícil de controlar. Vou dar um exemplo prático: quando queremos rasgar um pano é preferível controlar com a tesoura exactamente o que vamos cortar que a seguir possa ser juntar as pontas e costurar.... se puxarmos o pano até ele rasgar sozinho em muitas situações não conseguimos costurar certinho.
- Respondido por Clizone
Exercício Físico na Gravidez
Costumo fazer alguns exercícios durante a gravidez, se tiver algumas dores na coluna será contra indicado fazê-los?
Qualquer exercicio quando bem realizado não pode provocar dor! Assim, se ao realizar exercicio está a produzir dor lombar significa que o mesmo não é adequado a si, ou que não está a ser realizado exactamente como deveria.
No terceiro trimeste, mais do que reforçar a lombar, o objectivo deveria ser aumentar a mobilidade da coluna lombar e pélvica. Esta mobilidade é muito importante no periodo expulsivo, durante o parto. Há vários exercicios que se podem realizar, mas sem a conhecer é difícil indicar um exercicio geral, porque o mesmo tem de ser personalizado. Se já realiza exercicio, pode enviar-me um video com alguns dos que realiza e posso analisar e dar indicações das devidas correcções, por exemplo.
- Respondido por Clizone
As aulas de Pilates podem ser feitas a partir de quanto tempo de gravidez?
As aulas de Pilates podem ser iniciadas a qualquer momento, sendo que antes do primeiro trimestre tem de haver cuidados redobrados na realização de exercício. Apartir do primeiro trimestre é extremamente seguro.
- Respondido por Clizone
Amamentação
O creme pode ser aplicado durante a gravidez?
- Sim, pode ser colocado se sentirem os mamilos secos desde o inicio da gravidez;
- Seguro para a mamã e o bebé. Não precisa de ser removido antes da amamentação;
- Lanolina 100% ultra-pura e natural;
- Ajuda a repor o nível natural de lípidos para corrigir o equilíbrio de humidade da pele;
- Ajuda a reforçar as propriedades da barreira natural da pele;
- Também ideal para lábios , narizes secos e pele seca nos bebés;
- Sem parabenos, aditivos, conservantes e perfume;
- Hipoalergénico.
Veja mais aqui.
- Respondido por Medela
Ainda estou a utilizar sutiãs com arco e já estou com 23 semanas de gravidez. Será que estou a fazer mal?
A mama constituída principalmente por tecido adiposo é suportada por ligamentos (Coopper) e pelos largos músculos do peito, aumenta de volume à medida que a gravidez progride mais do que nunca necessitará do suporte ideal para tornar esta jornada mais confortável para a grávida, deve ser utilizado desde o 1º trimestre de gravidez para evitar que os ligamentos de Cooper se rompam, a elasticidade do Soutien Comfy acompanhará não só o aumento da mama, mas também da barriga, o uso de um soutien com aros de tamanho inadequado pode causar desconforto e dor. Veja mais aqui.
O nosso Comfy:
- Tecido leve, respirável, macio e confortável;
- Copas de espuma amovíveis para dar forma e uma silhueta delicada;
- Copas de retirar, com molas de abertura fácil com só uma mão, para um contacto pele com pele imediato com o seu bebé;
- Cinta de aconchego sob o peito, super suave e elástica, proporciona um ajuste flexível.
Saiba como escolher o tamanho indicado aqui.
- Respondido por Medela
É melhor o protetor ou os absorventes descartáveis?
O protetor pode ser utilizado numa fase inicial em que os mamilos estão mais sensíveis e podem ter fissuras ajudando na cicatrização e prevenção, quando a amamentação estiver estabelecida podem começar a utilizar os descartáveis ou manter os protetores o que for mais confortável. O uso de descartáveis pode não ser aconselhado se tiver fissuras porque não promove o arejamento e a cicatrização como os outros protetores:
- Fundo em silicone macio de ajuste aconchegado, confortável para a pele sensível;
- Furos de ventilação permitem que a pele respire, promovendo a recuperação;
- Flexíveis, para se adaptarem à forma da sua mama;
- Podem ser usados todo o dia, entre sessões de amamentação;
- Têm um aspeto natural sob a sua roupa;
Veja mais aqui.
Os protetores de seio descartáveis Ultra thin da Medela são a forma discreta para estar protegida e confiante, concebidos para quando tem perdas de leite baixas a moderadas:
- Forma oval inovadora, otimizada para se moldar discretamente à sua mama;
- O núcleo de polímero absorvente retém a humidade;
- Cinco camadas de absorção em menos de 2 mm de espessura;
- O forro macio e hipoalergénico mantém-na confortável e seca;
- A proteção de perdas flexível evita que o leite se escape pelos lados.
Veja mais aqui.
E em termos de comodidade?
Tanto os descartáveis como os reutilizáveis são confortáveis, é uma questão de opção.
Os protetores de seio descartáveis Ultra thin da Medela são a forma discreta para estar protegida e confiante, concebidos para quando tem perdas de leite baixas a moderadas.
Mantenha-se seca e confiante com os protetores de seios amigos do ambiente da Medela. São laváveis para que possa usá-los repetidamente:
- Camada exterior ultra macia e confortável, com camada interior absorvente;
- Protetores de seios que se ajustam perfeitamente e são discretos sob a roupa;
- Costura selada ultrassonicamente à volta dos bordos para ajudar a manter o leite no interior;
- Podem ser lavados até 50 vezes a 40 °C - 60 °C;
- Ultra finos e moldados para uma sensação natural e suave;
- Para níveis regulares de perdas de leite.
Veja mais aqui.
- Respondido por Medela
Quanto tempo pode o leite ficar congelado?
Pode consultar aqui o link onde terá as respostas em relação à conservação e descongelação de leite materno.
- Respondido por Medela
Este novo funil da Medela dá para utilizar na bomba swing antiga?
Sim, os novos funis adaptam em todos os nossos extratores. Veja mais aqui.
- Respondido por Medela
Quando é que optamos por extrair leite da maminha? Só por necessidade de ausência da mãe ou tem que ser? Para aliviar a sua concentração?
Pode necessitar de retirar leite no inicio da subida do leite porque as mamas estão turgidas e precisa de aliviar para o bebé conseguir abocanhar a mama e depois da amamentação estar estabelecida pode retirar leite para armazenar e poder dar ao seu bebé quando se ausentar. Saiba mais aqui.
- Respondido por Medela
Se produzirmos muito leite e o bebé não quiser mamar extraímos o leite e nessa ocasião teremos que usar o biberão, poderá afetar a amamentação?
Pode dar o leite ao seu bebé com o Calma – semelhante à amamentação
O Calma da Medela foi concebido exclusivamente como uma opção para as mães a amamentar que pretendem alimentar os seus bebés com leite materno extraído. Foi desenvolvido em colaboração com especialistas em amamentação do Hartmann Human Lactation Research Group da Universidade da Austrália Ocidental. O Calma permite que o seu bebé sugue, engula e respire de uma forma natural:
- O bebé pode beber, fazer pausas e respirar com um ritmo natural, permanecendo calmo e confortável;
- O bebé tem de criar um vácuo para iniciar o fluxo de leite;
- O bebé consegue manter o seu comportamento de sucção natural.
- Respondido por Medela
Como poderá o pai descongelar se o bebé tiver fome e não der para descongelar naturalmente?
Pode descongelar debaixo de água morna corrente de uma torneira, tenha cuidado ao descongelar leite materno, para se certificar de que é seguro para o seu bebé:
- O leite materno pode ser descongelado no frigorífico, normalmente em cerca de 12 horas. Em alternativa, mantenha o frasco ou o saco de leite congelado sob água morna corrente (a um máximo de 37 °C ou 99 °F). Não deixe o leite materno descongelar à temperatura ambiente;
- Depois de completamente descongelado, o leite materno pode ser mantido à temperatura ambiente durante duas horas, no máximo, ou no frigorífico até 24 horas;
- Não descongele nem aqueça leite materno congelado num micro-ondas ou em água a ferver. Pode danificar as suas propriedades nutricionais e protetoras e criar pontos quentes que podem queimar o seu bebé;
- Leite materno deixado à temperatura ambiente deve ser dado ao seu bebé dentro de duas horas, ou deitado fora.
- Nunca volte a congelar leite materno descongelado.
Saiba mais aqui.
- Respondido por Medela
É importante ir retirando e espremendo, certo?
Não, não deve espremer durante a gravidez.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Sai leite na gravidez?
Leite normalmente não sai, o que pode sair é colostro (um liquido amarelo) ou pré-colostro (liquido género aguadilha).
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Tenho tido umas crostinhas amareladas secas, será colostro?
Essa crostinha amarela é provavelmente colostro seco.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Em caso de gémeos na posição deitada terá sempre um de cada vez, certo?
Com gémeos a posição deitada impede o aleitamento em simultâneo.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Ouvi dizer que não se deve amamentar deitada que pode provocar otites no bebé devido ao retorno do leite, é verdade?
Há outros factores mais importantes para ter cuidado com a amamentação deitada, esse certamente não é um deles.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Devemos usar creme para proteger o mamilo antes e após o bebé nascer?
Não há evidência científica que os cremes possam proteger a aréola e o mamilo. Mas o melhor protector de mamilos é o próprio leite. Espalhar um pouquinho colostro ou de leite na aréola e mamilo e deixar secar muito bem.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Como sabemos se a mama está totalmente vazia?
É sempre uma dúvida das mães. Inicialmente vai ser difícil mas com o passar do tempo vão se apercebendo. Uma mama com leite está turgida e vai ficando cada vez mais mole ao longo da mamada. Mas se houver dúvida tirar um pouquinho de leite. Se ele sair em jacto é porque ainda tem leite.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Devemos massajar a mama para evitar complicações? Nomeadamente caroços?
Por volta das 48 a 72h depois do nascimento acontece a descida do leite. Nessa altura a mama fica muito turgida e dolorosa. Nessa altura é conveniente a massagem da mama.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Quando o bebé deixa a mama significa que já está satisfeito?
Normalmente a sucção nutritiva anda por volta dos 10 a 15 minutos, o resto é sucção de conforto.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
A que temperaturas recomendam que esteja o leite conservado, tanto no frigorifico como no congelador? E durante quanto tempo deve ser conservado?
A conservação e congelação do leite materno poderá ser feita respeitando as seguintes recomendações:
Leite materno fresco:
- A 25°- 37°C conservar até 4 horas;
- A 15°- 25°C até 8 horas;
- A menos de 15°C até 24 horas;
- Não armazene a mais de 37°C .
Leite materno refrigerado:
- A 2 - 4°C conservar até 8 dias (coloque o recipiente na parte mais fria do frigorífico);
- Como muitos frigoríficos não mantêm uma temperatura constante, use o leite durante 3-5 dias.
Leite materno congelado:
- No congelador (interior do frigorífico) conservar até 2 semanas;
- No congelador (separado, tipo combinado) até 3 meses;
- Na arca frigorífica com aproximadamente -19°C ou mais baixo, conservar até 6 meses.
Descongelar lentamente no frigorífico 12/24 horas. Não congele uma segunda vez.
- Respondido por Chicco
Qual a validade do leite congelado?
A validade do leite materno congelado varia consoante o tipo de congelador.
- No congelador (interior do frigorífico) conservar até 2 semanas;
- No congelador (separado, tipo combinado) até 3 meses.
- Na arca frigorífica com aproximadamente -19°C ou mais baixo, conservar até 6 meses.
- Respondido por Chicco
Podem enviar "as validades do leite" mediante o armazenamento?
A conservação e congelação do leite materno poderá ser feita respeitando as seguintes recomendações:
- Em temperatura ambiente até 25°C conservar até 6 a 8 horas máximo;
- No frigorifico entre 0 e 4°C conservar até 8 dias máximo;
- No congelado (tipo combinado) com aproximadamente -4°C, conservar até 6 meses;
- Nas arcas frigorificas com aproximadamente -20°C, conservar até 12 meses.
- Respondido por Chicco
O leite armazenado ao ser congelado não perde as suas propriedades?
Afim de garantir todas as propriedades do leite materno, será necessário conservá-lo no frigorífico ou no congelador, em recipientes próprios para esse efeito (contentor para leite materno) e respeitar os prazos de validade. Seguindo essas orientações o leite materno poderá ser conservado ou congelado sem perder qualidades.
- Respondido por Chicco
Então o biberão/depósito que vem com a bomba é um biberão convencional. O biberão calma é comprado à parte?
O que vem no interior da embalagem é um frasco com tampa para recolha de leite durante a extração e seu acondicionamento posterior. Nesse frasco pode ser encaixada uma tetina Calma vendida separadamente ou então adquirido o sistema de alimentação Calma completo, frasco de 150 ml ou 250 ml mais tetina. Veja mais sobre os nossos extratores aqui e aqui.
- Respondido por Medela
Essa tetina para bebés prematuros não é aconselhado pois não?
Esta tetina pode ser utilizada por todos os bebés que consigam vir à mama, que sejam amamentados. Se o seu bebé for prematuro e já for possível amamentá-lo, então poderá oferecer-lhe o seu leite no Calma. Saiba mais aqui.
- Respondido por Medela
Devemos adquirir uma máquina de extração de leite logo desde o início da amamentação?
A máquina de extração de leite pode ser útil logo nos primeiros dias quando tem a descida do leite e sente necessidade de esvaziamento mamário, ou quando pensa em iniciar a recolha de leite para construir a sua reserva porque vai regressar ao trabalho, por exemplo. Existem outros casos, nomeadamente aqueles em que o bebé não consegue vir à mama, mas a mãe tem leite, de modo que pode extraí-lo e administrá-lo posteriormente com recurso ao Calma, por exemplo. Saiba mais aqui.
- Respondido por Medela
A partir de quando faz sentido iniciar extração de leite?
A extração de leite pode ocorrer logo nos primeiros dias quando tem a descida do leite e sente necessidade de esvaziamento mamário, ou mais tarde quando pensa em iniciar a recolha de leite para construir a sua reserva porque vai regressar ao trabalho, por exemplo. Existem outros casos, nomeadamente aqueles em que o bebé não consegue vir à mama, mas a mãe tem leite, de modo que pode extraí-lo e administrá-lo posteriormente com recurso ao Calma, por exemplo. Saiba mais aqui.
- Respondido por Medela
Depois pode colocar aqui o modelo da bomba?
Swing Maxi Flex, da Medela. Saiba mais aqui.
- Respondido por Medela
Em caso de já termos um esterilizador de biberões de microondas, podemos usar?
Pode utilizar o esterilizador que tem com os artigos da Medela, são compatíveis. No entanto, se se deslocar por motivo de férias, por exemplo, será muito mais prático utilizar os sacos para esterilização em microondas Quick Clean, da Medela. Saiba mais aqui.
- Respondido por Medela
Quanto tempo antes devemos começar a extrair o leite antes de começarmos a trabalhar?
Por norma 1 mês antes de regressar ao trabalho, no entanto se for tendo leite extra antes, pode começar a extraí-lo e armazenar logo nessa altura. Saiba mais aqui.
- Respondido por Medela
Qual a melhor marca de leite para o recém nascido?
A melhor marca de leite é sem dúvida o leite materno. Existem várias marcas de leite adaptado. Se necessário na altura será informada qual leite adaptado se adequa melhor ao seu bebé.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Recomenda algum cuidado no período de gestação para preparação da amamentação?
Não há grandes cuidados a ter com as mamas. Boa higiene e sutiã que deixe as mamas confortáveis.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
A levedura de cevada (comprimidos) ajuda na produção de leite?
Não há evidências que nos diga que possa de alguma forma aumentar a produção de leite materno.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Tive uma mastiste na mama esquerda na primeira gravidez, não sei se é porque a mama ficou muito ferida, agora nesta gravidez tenho o mamilo a gretar, é normal?
É fundamental manter sempre o mamilo e aréola bem secos e o bebé fazer uma pega correta. É logo meio caminho para não aparecer as fissuras. Lavar a aréola e mamilo só com água para não retirar a camada lipídica protectora também ajuda.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
O bebé ainda não nasceu, estou de 23 semanas, mas tenho o mamilo esquerdo com pequenas fissuaras e dói-me.
Quando acontece uma gravidez o mamilo torna-se mais sensível por isso não é anormal que possa doer. Aconselho um sutiã de algodão e que deixe a mama e mamilo confortáveis. Se por acaso já sair algum liquido do mamílo (pré-colostro) espalhar um pouco sobre a aréola e o mamilo e deixar secar muito bem. É o melhor protector. Se não um creme à base de lanolina também pode ajudar.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
E que se faz para as fissuras/gretas?
Após o bebé mamar retirar uma gotinha de leite e espalhar bem sobre a aréola e mamilo e deixar secar muito bem. Cria-se uma camada brilhante e é este o melhor protector. Além de mamas sempre muito bem secas e correta pega do bebé.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Como é que sei que a mama está vazia?
Inicialmente é um pouco difícil de se aperceber mas à medida que vai conhecendo o bebé e o seu corpo, vai-se apercebendo. Se sair em esguicho ainda tem leite, se sair a escorrer pela mama em princípio já está vazia.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Existe algum conselho especial para quem tem implantes de silicone?
Em princípio os implantes de silicone não interferem com a amamentação mas tem que ser avaliado caso a caso. Fale com a sua equipa de obstetrícia. Em princípio não está afectada a lactogénese. A formação de leite.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Devemos oferecer sempre a segunda mama?
Só se o bebé precisar. Normalmente nos primeiros dias o bebé vai necessitar das duas mamas mas à medida que a quantidade de leite vai aumentando por vezes uma só mama é necessária. Mas é o bebé que diz a quantidade de leite que necessita.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
A quantidade de água a ingerir depende de pessoa para pessoa?
Sim, cada pessoa é uma pessoa com as suas particularidades e deve, por isso, adaptar a quantidade de água a ingerir ao longo do dia. No caso das grávidas e mães que amamentam, a recomendação é de um consumo mínimo entre os 1.5L e os 2L de água. Não se prevê a necessidade de mais a menos que, é claro, sinta sede. De qualquer forma, esta como qualquer outra questão deve ser sempre validada pelo médico que a acompanha e melhor conhece as suas particularidades.
- Respondido por Vimeiro
No início é útil usar as almofadas de amamentação?
Pode ser útil sim, para apoiar o posicionamento da mulher e do bebé durante a mamada. Eu gosto particularmente das almofadas de amamentação grandes e que se moldam (as pequenas e rígidas não são tão versáteis)
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
É verdade que os mamilos de amamentação comprometem a amamentação? Com a utilização dos mamilos de silicone a produção de leite em menor?
Os mamilos de silicone são uma “faca de dois gumes”... Passo a (tentar) explicar. A pega correta envolve a aréola. Ora, utilizando mamilos de silicone a criança não faz a pega adequada na aréola, apenas faz sucção que exterioriza o mamilo. Não estimulando a aréola, tende a condicionar o processo de libertação e produção de leite materno.
Por outro lado, sabendo que mães descansadas e satisfeitas com o processo de amamentação libertam (e produzem) mais leite, desde que se perceba que os mamilos de silicone ficam repletos de leite, que a evolução da criança é adequada, parece-me que é caso para referir que em certos casos, o mamilo de silicone acaba por facilitar um início e manutenção da amamentação, para regozijo da família. Contudo, não deve ser colocado nas primeiras horas, porque aí sim condiciona muito. Deve ser pensada e ponderada a sua utilização em função da situação.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
É possível explicar como podemos corrigir a pega do bebé, se ele estiver a tentar pegar apenas no mamilo?
Para corrigir a pega, é importante:
- Modificar o posicionamento da criança para que a cabeça fique “mais esticadinha para trás” e consiga pegar na aréola da parte inferior para a superior. Neste sentido, a posição de rugby
facilita muito e em muitos casos é fundamenteal, de acordo com a minha experiência, para corrigir a pega. - Humedecer a aréola e mamilo com leite materno, pegar na mama com a mão em “C”, direcionando a aréola para a boca da criança.
Por vezes, ou muitas vezes, por não ser fácil corrigir, o melhor é tentar corrigir com ajuda profissional, seja na maternidade, C. Saúde ou nestes tempos de pandemia, através de
videochamada, para que presencialmente ou visualmente possamos ajudar a melhorar a situação.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Restrições como as que temos na gravidez devem ser mantidas na amamentaçáo? Por exemplo, ingestão de alimento mal passados (carne, sushi, ovos estrelados)
Não. São apenas para a gravidez. O unico cuidado que devem ter é perceber como a criança reage à alimentação materna.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Recomendações para o caso de mamilos em ferida?
No final de amamentar aplicar uma gota de leite e deixar secar ao ar. Massajar depois com um pouco de lanolina pura. Nos primeiros dias, se possivel, utilizar conchas protetoras para evitar
o contacto do mamilo/aréola com o soutien.
O leite materno é o melhor cicatrizante e regenerador da pele, desde que aplicado frequentemente.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
O meu bebé usa mamilos de silicone e muitas vezes, o lábio de baixo não está a fazer "boca de peixe", ou seja, tem o lábio para dentro. Assim a pega não está correta, certo?
Com o mamilo de silicone, ele não fará a pega como se fizesse diretamente na mama. Contudo os lábios devem ficar virados para fora (Boca de peixe). Para os colocar bem, assim que ele estiver a mamar bem vai, com cuidado mobilizando os lábios, para que adotem posição correta.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Durante a gravidez já devemos colocar algum creme para prevenir as gretas nos mamilos?
Não é necessária uma preparação específica, o que aconselho sempre é a se manterem a hidratação, com ingestão de água (mediante o que o obstetra indique) e a aplicação de um creme gordo adequado a grávidas, diariamente. Se pretenderem na semana que antecede a preparação para o parto poderão colocar o purelan da Medela pois como é utilizado nas fissuras é um excelente hidratante e cicatrizante.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Então não se deve acordar o bebé para mamar?
Após o bebé recuperar o peso de nascimento e se não houver nada em contrário (a informação será dada na maternidade) o bebé durante a noite pode fazer um intervalo maior entre mamadas. Não exagerando, logicamente. Se fizer um intervalo até cinco ou seis horas, não há grande problema. Mas os bebés normalmente fazem os horários deles.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Para a pega na mama não basta a orientação da mama pegando em "C" como mencionou? Qual a vantagem de fazer prega no mamilo?
A prega na mama, não no mamilo serve para fazer uma ligeira pressa para a extração de uma gotinha de leite, ou colostro, para o bebé sentir o doce e iniciar a amamentação.
A mama deve ser orientada, como disse, com a mão em C sem grande pressão para não obstruir os canais galactóforos.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Como ter noção se a mama está vazia e se é necessário oferecer a segunda mama?Em que momento oferecer a segunda? Quais os sinais?
Inicialmente torna-se difícil a perceção se a mama ainda tem leite mas com o decorrer do tempo normalmente as mães vão-se apercebendo. Uma mama cheia está turgida e tensa. À medida que o bebé vai mamando a mama vai ficando mais mole. Quando está vazia e se o bebé ainda tiver necessidade de mais leite ele queixa-se fica irritado porque não consegue fazer sair leite. Também quando a mama não tiver leite e se fizer uma ligeira pressão o leite vai sair a escorrer pela mama. Se tiver ainda leite ele sai em esguicho.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Há alguma informação sobre utilização de bomba de amamentação?
Relativamente à informação sobre a bomba não existe, pois a indicação da sua utilização vai depender muito da circunstância em que mãe se encontra, assim como do bebé. A principal utilização da bomba de uma forma mais rotineira e descontraída já é na fase em que a mãe tem de regressar ao trabalho e estimula no trabalho ou em casa o peito para manter o stock durante o dia para alguem oferecer ao bebé.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Como podemos aumentar a produção de leite?
Amelhor forma de aumentar a produção de leite é aumentando a estimulação da mama, seja este feita pelo bebé, colocando o mais vezes à mama seja através do uso da bomba.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Na maternidade é normal colocarem a mãe na bomba?
Se necessário claro que sim, as maternidades têm bombas exatamente por isso. Seja porque o bebé não está a conseguir fazer uma correta extracção seja por opção materna de apenas extrair e oferecer por bomba.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Devido ao covid não há o curso de preparação pelo centro de saúde. O que é que aconselha?
No centro de saúde alguns cursos já foram retomados mas em formato online. Contudo existem centros que mantêm cursos de preparação para a parentalidade online e o da M&BC tem ainda a aula prática em casa do casal.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Trabalho de Parto
Porque é que nos hospitais, a posição "normal" para o parto é de barriga para cima? Sendo que o bebé vai ter que "descer e subir" como referiu sendo mais difícil.
Começou acima de tudo desde que se começou a utilizar analgesias durante o parto que bloqueiam a mobilidade das pernas. Este tipo de analgesias limita muito a mobilidade. Felizmente hoje já temos uma epidural que não limita a mobilidade - a chamada "walking epidural" - peçam por ela!! Sentado é possível, mesmo com bloqueio motor... mas de 4 apoios ou cócoras é mais difícil.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
Há duas semanas tive indicio de descolamento de placenta... já estou em casa (repouso absoluto). Essas massagens são aconselhadas?
Esteja tranquila, pode fazer as massagens sim
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
Se o primeiro parto foi cesariana, qual é a probabilidade de o segundo parto for parto normal? Diferença entre os partos é de 2 anos
Mesmo que o primeiro parto tenha sido cesariana , pode haver sempre a possibilidade do segundo ser normal.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
Tendo o primeiro parto cesariana, tem mais algum sinal de alerta para ter em conta?
Os sinais de alarme são os mesmos:
- diminuição dos movimentos fetais,
- perda de sangue pela vagina,
- dor de cabeça, dor de estômado e ver "luzinhas" (geralemnte associado a Hipertensão arterial) . Deverá avaliar a Tensão Arterial. Se fopr superior a 140/90 mmHg deverá ir para a _Maternidade para ser avaliada;
- contrações regulares (10 em 10 minutos ou 5 em 5 minutos). Depende da tolerância da dor da grávida;
- dor abdominal contínua e perda de líquido vaginal (saber o horário da perda e a cor do líquido)
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
Como se distinguem as contrações de braxton hicks das contrações já de trabalho de parto?
A principal diferença é que as contrações de trabalho de parto não passam com o repouso. Geralmente no trabalho de parto, as contrações são regulares e vão tendo intervalos cada vez menores.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
Em que sentido diz que o parto é um momento stressante?
Então: durante todo o trabalho de parto temos varias hormonas de stress em circulação que não so protegem a mãe e bebé de hemorragias. Como permitem que a mãe se mantenha em movimentos ativos que promovem e facilitam o nascimento.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
A partir de que idade gestacional começam estas contrações não regulares?
Estas contrações, chamadas de Braxton Hicks, normalmente começam a ser sentidas por volta das 30 semanas, podendo por vezes serem sentidas antes.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
E isso pode ser preditivo de um parto prematuro?
Não. desde que não sejam ritmadas e que não passem de um ligeiro incómodo não provocam o início de trabalho de parto. Vão só preparando o útero para as de trabalho de parto.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
Quando rebentarem as águas devemos ir logo para o hospital? Mas no caso de não rebentarem e começarmos a ter contrações de 10 em 10 minutos aí então já devemos ir para a maternidade?
Se o saco das águas rebentar deve ir, sem grande ansiedade, para a maternidade, mesmo sem contrações. Se tiver as contrações de 10/10 minutos deve também ir até à maternidade.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
Há um padrão quanto ao número de movimentos diários do bebé que devamos ter em consideração? Estou de 28 semanas e existem dias que o bebé se mexe mais que outros.
O padrão de movimentos será de aproximadamente 10 movimentos numa hora.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
Quando temos contrações de 10 em 10 minutos quanto tempo em média demora a começar a dilatação?
É muito subjetivo. Pode já estar em fase de dilatação ou então estar a começar a iniciar essa fase. Por isso é conveniente ser observada para avaliação.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
Mas esses movimentos são mais percetiveis quando estamos em repouso correto? Se durante o dia estivermos ativas é normal não sentirmos o bebé?
Sim a verificação dos movimento do bebé deve ser avaliada em repouso.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
Quanto tempo dura o efeito da epidural? Quando nos é administrada deixamos de ter controlo nas pernas?
O efeito da epidural dura durante o tempo que se quiser. Fica um cateter nas costas (espaço epidural) e vai-se dando o medicamento por esse cateter até o bebé nascer. O controle nas pernas depende da quantidade de medicamento dado. Está dependente da dor. Quanto maior for a dor mais medicamento é administrado mais bloqueio há nas pernas. Depois do bebé nascer tira-se o cateter e passado mais ou menos 1 hora e meia desaparece essa dormência das pernas.
- Respondido por Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
Os primeiros dias do recém-nascido em casa
Deve-se usar alguma manta ou colcha para manter o bebé quentinho durante a noite?
Deve usar-se uma manta que deve estar bem presa na região inferior do berço, por baixo do colchão. A manta deve ser estendida até à altura da axila do bebé, de forma a não ser possível tapar a cabeça do bebé. Uma opção que eu recomendo é a utilização de sacos de dormir, adaptados à idade e tamanho do bebé. Neste caso, basta colocar o bebé dentro do saco de dormir e não é necessário cobrir com mais nenhum lençol ou manta. De relembrar que o bebé não deve estar demasiado aquecido durante a noite. Se o bebé suar durante a noite, será necessário diminuir a quantidade de roupa nas noite seguintes.
- Respondido por Prof. Doutor Manuel Magalhães, Pediatra
É aconselhável inclinar um pouco o berço para o bebé dormir?
Não é absolutamente necessário inclinar o berço, no entanto, eu recomendo que, nos primeiros meses de vida, o berço posso ter uma inclinação muito ligeira. No caso de ser um bebé que bolsa muita, será mesmo necessário colocar o berço com uma inclinação aproximada de 30o.
- Respondido por Prof. Doutor Manuel Magalhães, Pediatra
Até que idade é aconselhável inclinar um pouco o colchão?
No caso de um bebé sem qualquer problema, os primeiros 3 meses será suficiente. No entanto, não é obrigatório inclinar o berço no caso do bebé não ter qualquer problema.
No caso de um bebé que bolsa muita, esta inclinação será prolongada até este problema estar resolvido.
- Respondido por Prof. Doutor Manuel Magalhães, Pediatra
É melhor usar um lençol para tapar o bebé ou enrolá-lo numa mantinha?
Nos primeiros dias de vida, o bebé pode ficar mais calmo se for enrolado (o chamado swaddle). Posteriormente, à medida que o bebé fica mais ativo, já não é uma opção válida, sendo necessário cobrir apenas com uma manta ou colocar o bebé num saco de dormir (ver resposta 1).
- Respondido por Prof. Doutor Manuel Magalhães, Pediatra
Que roupinhas são aconselháveis para o bebé dormir?
No primeiro mês de vida, e assumindo que o quarto está com uma temperatura aproximada de 20oC, será necessário colocar uma camada de roupa interior (body e calça) + babygrow. Com esta roupa, basta tapar com uma manta fina ou colocar o bebé num saco de dormir.
Depois do mês de vida, e dependendo da temperatura ambiente e da resposta do bebé em termos de suor, será necessário tirar uma camada de roupa, ficando apenas com interior ou babygrow.
- Respondido por Prof. Doutor Manuel Magalhães, Pediatra
A partir de quando é que se deve de usar produtos de higiene?
Os produtos de higiene para bebés podem ser utilizados logo após o nascimento, desde que sejam produtos adequados. Idealmente, não devem ser perfumados. Nos primeiros meses o gel de banho / cabelo pode ser utilizado para dar o banho completo. O shampoo para o cabelo pode começar a ser utilizado mais tarde. A cara deve ser lavada apenas com água de limpeza, sem sabão.
- Respondido por Dr.ª Susana Nobre, Pediatra
Nos primeiros banhos deve utilizar-se primeiro o óleo ou pode-se usar logo o gel de banho?
O gel de banho / cabelo pode ser utilizado logo após o nascimento para dar o banho completo ao bebé. A utilização do óleo torna o bebé mais "escorregadio", pelo que devem ter mais cuidado para o segurar durante o banho. O efeito hidratante do óleo pode ser substituído por um creme hidratante que podem colocar após o banho.
- Respondido por Dr.ª Susana Nobre, Pediatra
Pode-se colocar óleo de amêndoas doces no rabinho do bebé a cada muda de fralda?
Não deve ser utilizado nenhum óleo nem creme no rabinho do bebé, exceto se houver eritema (vermelhidão) dessa zona ou se o recém-nascido tiver propensão para a dermatite das fraldas e, nesse caso, deverá ser utilizado um creme barreira ("para as assaduras").
O óleo de amêndoas doces (ou um creme hidratante) pode ser utilizado para fazer massagem ao bebé depois do banho.
- Respondido por Dr.ª Susana Nobre, Pediatra
Contacto pele a pele com o bebé
Em relação ao contacto pele-a-pele, tinha ouvido dizer que o bebé não devia ser limpo antes de ser colocado no peito da mãe. No entanto, a Enf. Davina disse que se devia limpar. Podem esclarecer?
Quando digo que o bebé deve ser limpo, o que quero dizer é que deve ser seco. Este procedimento é feito automaticamente pela enfermeira que recebe o bebé, logo quando este nasce, e sobre a mãe. É uma forma de estimular o bebé para começar a respirar autonomamente e para que não sofrer com a oscilação de temperatura de dentro para fora do útero. Contudo, não deve ser dado banho ou removida a camada protetora da pele chamada vernix. Esta é a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Quando o bebé estiver em casa, aconselham continuar o contacto pele-a-pele tanto pela mãe como pelo pai?
Mesmo com o bebé em casa o Contacto pele a pele pode ser promovido tanto pela mãe como pelo pai. Está provado que acarreta benefícios para a criança pelo menos até aos 2 meses de idade num bebé que tenha nascido de termo ( entre as 37-42 semanas. Contudo se for um bebé prematuro, com menos de 37 semanas, atendenff do o que nasceu antes, deve ser promovido por mais tempo.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Cuidar da Higiene e do coto umbilical do Recém-Nascido
O bebé após nascer é logo lavado (tirar restos de sangue e liquido, isso não "afeta" a tal camada de gorduda a preservar?
Ele não toma banho pelo menos nas primeiras 24h de vida. A excessão é se a mãe tiver alguma doença infetocontagiosa.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Devemos usar o creme/óleo para o corpo do bebé todos os dias ou só após o banho?
Pode a partir do primeiro mês e não tem que ser após o banho.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Se no primeiro mês o banho for dado diariamente podemos usar produtos ou só depois de 1 mês?
No primeiro mês não devemos usar produtos a não ser no rabinho. Se não aguentarem um mês, então pelo menos nos primeiros 15 dias. Por volta da segunda semana a pele com a qual o bebé nasce, vai descamar ( descamação fisiológica da pele) aí, podemos hidratar após o banho só com água.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Como devemos limpar o rabinho do bebé?
Rabinho quer nas meninas quer nos meninos devemos limpar de frente para trás e se a compressa já tocou a trás, não deve voltar à frente. pois transportamos bacterias da zona anal para o meato urinario. podemos provocar infeções urinárias.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
No primeiro mês devemos lavar o bebé só com água? A muda de fralda com cocó é só com água?
Com água, agua termal, primeira água, lineamento ou compressas de água terma. Se a vossa opção for, em casa, usar água da torneira, então quando houver cocó podem (apenas aqui) usar o tal syndet.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
A cabeça será a última a coisa a lavar pois é o local onde eles perdem mais calor?
Lava primeiro os olhinhos e o resto do rosto e pode de seguida lavar a cabecinha e por aí fora até terminar nos orgão genitais
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Lavamos o bebé sempre com a mão, ou podemos ter compressas limpas na banheira e lavar com elas?
Usar compressas é o que os alunos de enfermagem aprendem ainda infelizmente! O principio da utilização de compressa é esta ser limpa. Aquilo que devemos fazer é, sim, lavar as mãos antes!
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Os olhos e nariz são limpos só no banho com o dedo e água? Não são limpos com compressas e soro?
Se tiver secreções (remelinha) então deve ser com compressa esterilisada e soro
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Quando usamos os produtos no banho, colocamos os produtos na nossa mão e depois do corpo do bebe? E esse produto utiliza-se no cabelo, pele e orgãos genitais?
Produto é colocado diretamente na água (1 a 2 golfadas) e no final não é necessário passar por água. O mesmo produto lava todo o corpo. O bebé não necessita de usar champô até aos 12, 18 meses.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Em termos de cuidados com o bebé, o aspirador nasal deve ser manual ou eletrónico?
Os aspiradores nasais podem ser utilizados se a congestão nasal causar dificuldades em dormir e se interferir com a alimentação, mas realço que a aspiração excessiva das secreções nasais pode provocar inflamações nas fossas nasais.
Quanto à modalidade de aspiradores, embora o elétrico seja mais dispendioso, muitos consideram que a sua eficácia compensa a diferença de preço. No entanto, os aspiradores manuais também são eficazes. Recomendo, contudo, como principais medidas para aliviar a congestão nasal, a higiene nasal com soro fisiológico e a elevação da cabeceira da cama (45º).
- Respondido por Dr.ª Susana Nobre, Pediatra.
O banho do bebé
O bebé toma banho assim que nasce ?
O primeiro banho do/a recém-nascido/a não deve acontecer antes de pelo menos 6 a 8h de vida, para se prevenir a perda de calor (salvo raras exceções onde pode ser necessário lavar a criança para diminuir tempo de contacto com o sangue materno presente na sua pele).
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Qual a temperatura da água mais indicada?
Recém-nascidos/as com idade gestacional ≥ 38 semanas, peso adequado para a idade gestacional podem tomar banho se Temperatura axilar 36,8º C. A frequência do banho total (corpo todo) não precisa de ir além de 1 a 2x por semana, optando-se por lavar diariamente e sempre que for necessário a face, mãos e genitais (banho parcial). A duração do banho deve ser inferior a 5 minutos. A temperatura da água deve ser entre os 36,5-37ºC, testada preferencialmente com um termómetro adequado.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Após a queda do cordão umbilical podemos lavar essa zona? À vontade, como o resto do corpo?
Os cuidados com o coto umbilical são mantê-lo limpo e seco, sem aplicar qualquer tipo de antisséptico/desinfetante ou rede/ligadura. Caso se suje, deverá ser limpo com água potável (Organização Mundial de Saúde, 2004) e novamente seco. Depois da "queda", enquanto houver cicatriz, deve ser sempre seca com a compressa limpa, até desaparecer.
MUITO IMPORTANTE: vigiar sinais inflamatórios em redor do coto - vermelho, cheiro fétido e sangramento - nesse ou nesses caso contactar centro de saúde.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
E limpeza do nariz? Pode-se usar aspirador elétrico no 1 mês? O que é preferível, usar o aspirador nasal ou as uni doses de soro?
Sobre a higiene nasal, sugeri a utilização de aspiradores nasais não mecânicos. Ainda assim, se se conseguir uma limpeza nasal eficaz apenas com a aplicação de soro fisiologico (em uma narina de cada vez), melhor.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Então essencialmente de produtos de higiene remete-se a um gel de pH neutro e compressas?
Produtos de higiene para recém-nascidos, até mesmo para a maternidade:
- Produto de limpeza sem sabão e com ph neutro;
- Pente;
- Lima de cartão;
- Compressas para o coto umbilical (para casa, normalmente as maternidades têm-nas).
- Para limpar os genitais (se adquirirem toalhitas, que sejam o mais naturais possível). Em alternativa, para casa, podem usar panos laváveis.
Não é necessário aplicar creme nos genitais e "rabinho" do bebé após o banho. Ao longo do dia, basta limpar com compressa/pano humedecido a zona e secar de seguida. Cremes em excesso mantêm a região húmida e susceptível a ficar ruborizada e macerada. Só se devem aplicar cremes (vitamina A) se houver já um rubor (vermelhidão) instalado, em pequenas doses (para não manter ambiente húmido). - Toalha de banho (preferencialmente duas, uma vez que a do primeiro banho fica mais suja e necessita ser lavada)
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Temos de usar álcool (nao me recordo da percentagem), no tratamento do cordão umbilical? E no caso de não dar o banho geral todos os dias, essa limpeza do coto umbilical deve ser feita com água na compressa?
O coto umbilical está num processo de mumificação, devendo apenas ser removidos produtos do mesmo. O objetivo é que esteja sempre sequinho, devendo deste modo evitar molhar durante o banho, ou com qualquer compressa húmida. Recomenda-se que no final do banho se limpe/seque a pele circundante e o coto para que se mantenha seco. Não dando banho geral diário, removem-se quaisquer serosidades acumuladas na base do coto (isto pode acontecer em qualquer hora do dia, sempre que se verifique que está húmido).
Ainda assim, se por acidente, houver um xixi que molhe o coto, pode limpar-se com compressa húmida (molhada com água corrente) , mas secando de seguida, o melhor possível.
Não é recomendado o uso de soluções desinfetantes num coto cujo processo de mumificação esteja a decorrer dentro da normalidade, sendo apenas recomendado - como já referido - secar quando húmido/ remoção de alguma serosidade que acumule. Neste sentido, qualquer sinal de que algo possa estar menos bem deve ser comunicado/mostrado a um/uma profissional de saúde."
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Quando falamos em banho parcial, basta usar água corrente ou aquela água lavante dos produtos de higiene do bebé?
Água corrente.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Na limpeza do nariz, não é perigoso se ele engolir as secreções?
Não é perigoso não. Aliás, será normal que ela engula algumas secreções, mesmo que não limpe o nariz!
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Temos usar compressas esterilizadas para fazer a limpeza do nariz?
As compressas, em casa, têm de ser limpas, mas não necessitam de ser esterilizadas.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Não há risco de ele aspirar as secreções do nariz para os pulmões?
O soro fisiológico é seguro! Não deve fazer esta limpeza com água, apenas com soro fisiológico - nesse caso é seguro!
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Para essas banheiras compridas existe suportes para recém-nascidos, acha oportuno usar ou simplesmente como está demonstrar no vídeo é melhor?
O que é essencial é que a banheira esteja estável e a uma altura que seja ergonómica para si.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Para fazer a higiene genital devemos usar a água lavante?
Para fazer a higiene genital, lavar sempre da frente para trás - idealmente antes de o colocar no banho, com água corrente e gel lavante próprio para bebé. Fica melhor a limpeza com água corrente e produto lavante (o mesmo que lava o resto do corpo e o cabelo), do que com outros produtos ou toalhetes.
Ainda assim, se por acidente, houver um xixi que molhe o coto, pode limpar-se com compressa húmida (molhada com água corrente) , mas secando de seguida, o melhor possível.
Não é recomendado o uso de soluções desinfetantes num coto cujo processo de mumificação esteja a decorrer dentro da normalidade, sendo apenas recomendado - como já referido - secar quando húmido/ remoção de alguma serosidade que acumule. Neste sentido, qualquer sinal de que algo possa estar menos bem deve ser comunicado/mostrado a um/uma profissional de saúde.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Podemos lavar o nariz a partir de que altura?
Devemos lavar o nariz apenas quando tem secreções (pingo, ou ranho...) - e podemos fazê-lo logo desde que nasce.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
E se tivermos impressão que o nariz está entupido? Não devemos mexer?
Se o nariz está entupido, fazemos da mesma forma que referi no vídeo, mas podemos ter de utilizar na narina de baixo um aspirador nasal (gosto particularmente dos de boca.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Que tipo de pente/escova recomenda?
Não recomendo nenhum pente e/ou escova em particular. Tenham apenas atenção que o pente deve ter os "dentes" arredondados, para não magoar o couro cabeludo do/a bebé.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Posso usar compressas em vez de toalhitas?
Utiliza compressas e/ou toalhitas conforme entender, sabendo que as compressas embebidas em água tépida (que pode ser da torneira), acabam por ser muito mais saudáveis. O que costumo sugerir é que em termos de viagens ou quando vão para espaços que não faciliem o uso das compressas, utilizem as toalhitas.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Devemos usar alguma esponja ou lavamos o bebé só com a mão?
Sugiro que lavem os/as vossos/as bebés com a mão. Para eles e/ou elas, nos primeiros meses, o toque é fundamental, é estruturante.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Como fazer a higiene num menino? Qual a posição da pilinha na fralda, para cima ou para baixo?
Na higiene do menino, procure lavar as zonas dos genitais e anal, da parte mais limpa para a mais suja. Quando coloca a fralda, se conseguir que a pilinha fique bem enquadrada dentro da fralda, tanto melhor para evitar toda a roupa molhada. Agora não apertem demasiado a fralda, que não permita um adequado posicionamento do membro.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Quando devemos dar o banho ao bebé de forma a acalmar não interromper a rotina do bebé?
Não considero o banho como parte integrante de uma rotina do sono daí que eu diria para dar banho (especialmente nos últimos meses) sempre que lhe fizer mais sentido. Embora o banho possa sempre relaxar o bebé, mas não é factor determinante.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
O óleo emoliente coloca-se na água do banho ou como um gel de banho “normal”? E é necessário enxaguar com água “limpa”?
No banho emoliente, deve ser utilizado diluído na água do banho. Não é necessário enxaguar com água limpa.
- Respondido por D'AVEIA
Existe algum produto bom para a crosta láctea?
Para a crosta lactea deve utilizar o D'AVEIA Dermo Óleo Pediátrico para amolecer a crosta e utilizar o D'AVEIA Champô Neutro Pediátrico para a higiene.
- Respondido por D'AVEIA
Devemos dar banho ao recém-nascido todos os dias?
Quanto ao banho do recém-nascido depende da indicação do pediatra. Mas geralmente é recomendado um banho diário.
- Respondido por D'AVEIA
Creme hidratante depois do banho deve ser aplicado a partir de que idade?
Sobre os cremes, sugiro que antes do primeiro mês não coloquem. A partir daí deve imperar o bom senso, tendo em atenção que:
- pele está a desenvolver-se e quanto menos químicos colocarmos em contacto, melhor;
- O creme arrefece o/a bebé, que normalmente tem frio após o banho;
- temperatura ambiente.
Por outro lado, depois do banho a pele está hidratada o que só por si deve excluir cremes.
Ainda assim, sempre que houver uma zona menos hidratada, deve aplicar-se creme gordo - fora do banho.
Massajar o bebé com óleos naturais pode e deve acontecer em momentos de lazer e promoção do bem estar, mas fora da hora do banho (pelo frio...)
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Toda a limpeza é feita apenas com água?
No rabinho temos uma exceção, pois precisamos de fazer algum controlo bacteriano para previnis infeções urinárias principalmente quando temos cocó.
Para o rabinho podemos usar água ou água termal ou água micelar ou lineamento, por exemplo.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
A água deve ter quanto de temperatura?
35 a 37º
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Não pode ser sabonetes?
Claro que podem ser sabonetes, no entanto, alguns deles como os de glicerina secam bastante a pele do bebé!
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Apartir de quando é que pomos creme no bebe?
Pode e deve colocar creme hidratante a partir das 24h de vida do bebé!
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
O cordao umbilical cai ao fim de quanto tempo?
É muito variável de bebé para bebé! Uns bebés podem ter a queda do cordão ao fim de 3 outros de 21 dias! e Está tudo normal!
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Que tipo de creme poderemos por?
Um creme hidratante que não faça alergia ao seu bebé! Experimente aqueles menos intensos e dermatologicamente testados.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Não há risco para os olhinhos quando enxagua após o gel ao dar banho?
Não há qualquer risco para os olhinhos do bebé por enxagua—los adequadamente! Fique descansada! O bebé está habituado à água! Ele atualmente vive dentro da bolsa amniótica cheia de líquido amniótico!
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
O sono do bebé
Em vez de fazer a cama à espanhola poderemos colocá-lo num ninho?
Relativamente ao ninho, podem ser utilizados desde que as laterais sejam baixinhas, tendem a condicionar o movimento, mas não criam um ambiente onde o ar não é renovado. Ainda assim, convém salientar que o risco de rolos ou algum tipo de objeto destes é o bebé encostar a cara e não conseguir respirar bem. Portanto, eu sugiro os ninhos para quando houver vigilância, designadamente durante o dia. Para a noite, “cama à espanhola”.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
O que é uma cama à espanhola?
Não é mais do que a cama feita apenas com um lençol. Neste sentido, dividindo o lençol em dois, uma das metades fica na parte superior do colchão, onde deitamos a cabeça. O bocadinho de lençol que prenderíamos à parte inferior do colchão, não prende. Dobra-se e cobre o bebé. Deste modo cria-se uma espécie de saco que impede que a criança escorregue “berço abaixo”. Não devem esquecer que ao deitar a criança devem aconchegar e prender as laterais do lençol ao colchão.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Essas banheiras Shantala são mais recomendadas que as normais? A vantagem é apenas conforto?
Sobre a banheira em forma de balde, penso que são importantes para fazer o bebé “sentir-se em casa”, condiciona o movimento , coloca-o/a numa posição de conforto, não sentem frio (porque estão dentro da água quentinha!... ) No fundo, recorda-lhes o ambiente em que passaram os 9meses. São os pais e mães que decidem o que adquirir.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Tenho uma menina de 8 mesinhos e estou grávida de gémeos... É benéfico estarem todos no mesmo quarto, ou os pequenos podem perturbar o sono da mais velha?
Normalmente os bebés devem permanecer no quarto dos papás até pelo menos aos 12 meses de idade, até eles próprios quererem sair. Existem várias estratégias que permitem manter a qualidade do sono com todos no mesmo quarto. Como por exemplo: colocar white noise para abafar barulhos, ou colocar um colchão no chão que permita a bebé estar confortável com acessibilidade aos pais. Caso veja que se torna impossível dormirem todos no mesmo quarto, existem algumas estratégias mais gentis para lidar com esta situação, as quais podem ser abordadas em consulta. Pode contactar-nos por telefone para agendar ou então adquirir diretamente no nosso site aqui.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Deve-se acordar o bebé para ele mamar?
Se o bebé estiver a evoluir normalmente a nível de peso, e não existir nenhuma condição médica, os bebés não deverão ser acordados, pelo que perturba o seu sono.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Nos primeiros meses aconselha o bebe a dormir junto da cama dos papas?
Os bebés deverão estar no quarto dos papás até pelo menos aos 12 meses de vida, e saírem quando eles próprios dão indicação. Quanto ao dormirem juntos na mesma cama, recomendamos, desde que com todas as normas de segurança cumpridas. Para mais informações consulte aqui o nosso artigo e vídeo.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Até que idade é que convem dormir com os pais?
Os bebés deverão estar no quarto dos papás até pelo menos aos 12 meses de vida, e saírem quando eles próprios dão indicação. Quanto ao dormirem juntos na mesma cama, recomendamos, desde que com todas as normas de segurança cumpridas. Para mais informações consulte aqui o nosso artigo e vídeo.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Qual a cor da luz de presença que pode ser usada no quarto do bebé?
A recomendação é que o ambiente seja todo escuro, de modo a promover a produção da hormona do sono (melatonina). No entanto quando estritamente necessário, a luz recomendada deve ser nos tons do pôr-do-sol, laranja e vermelho. Nunca cores como azul, verde etc que excitam o cérebro e não permitem o descanso total. Para mais informações consulte aqui o nosso vídeo sobre mitos do sono.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
O método de embrulho é o aconselhado para as sestas do bebé recém nascido? Algum vídeo a explicar? Por aqui não há curso de preparação para o parto pelo que tudo o aprendido é por estes meios
O método do embrulho é aconselhado para bebés recém-nascidos até aos 3 meses de idade, desde que o bebé goste e com as devidas normas de segurança. Pode consultar a maneira de o fazer no nosso livro: “Socorro o meu bebé não dorme”, que também a ajudará muito nesta preparação.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Devemos usar o swaddle durante a noite? porque há artigos que falam da questão da morte súbita
O método do embrulho é aconselhado para bebés recém-nascidos até aos 3 meses de idade, em todos os soninhos, desde que o bebé goste e com as devidas normas de segurança. Pode consultar a maneira de o fazer no nosso livro: “Socorro o meu bebé não dorme”, que também a ajudará muito nesta preparação.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Para o bebé dormir durante o dia também devemos manter o ambiente escuro? É mito quando nos dizem que só deve estar escuro à noite?
Sim é mesmo um mito. O bebé deverá dormir sempre nas mesmas condições ambientais, e o escurinho irá fazer com que o sono seja reparador e permita o seu melhor desenvolvimento. Devemos dar sempre o mesmo estímulo ao cérebro e não informações completamente diferentes. Para mais informações consulte aqui o nosso vídeo sobre mitos do sono.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
É aconselhada a utilização de uma base posicionadora do bebé, tipo a cosydream da babymoov ou outras?
Desde que as almofadas e ninhos cumpram as regras de segurança para o bebé, o mais importante é se o mesmo gosta ou não. Eles adoram sentir-se aconchegadinhos como estavam dentro da barriguinha da mamã, portanto algo que reduza o seu espaço, pode trazer algum conforto.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Aconselha o uso do ninho para dormir nos primeiros meses?
Nos primeiros meses de vida do bebé devemos tentar replicar as condições que tinha na barriga da mamã. Por isso, por norma, os bebés gostam do ninho. Sentem-se menos "soltos" e mais seguros.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
O berço onde o bebé dorme deve ter inclinação? E que tipo de roupa é que devemos colocar no berço?
A inclinação no berço, por norma, recomenda-se apenas a bebés com refluxo gastroesofágico. Quanto menos lençóis/cobertores no berço, melhor. Ao colocar algo, opte por algodão e materiais leves e tenha sempre em consideração a segurança do bebé.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Disseram-me para colocar um dicionário por baixo do colchão no berço, vale a pena?
A inclinação no berço, por norma, recomenda-se apenas a bebés com refluxo gastroesofágico. Quanto menos lençóis/cobertores no berço, melhor. Ao colocar algo, opte por algodão e materiais leves e tenha sempre em consideração a segurança do bebé.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Aconselha almofada doomoo supreme plus para dormir e prevenir as cólicas?
Desde que as almofadas e ninhos cumpram as regras de segurança para o bebé, o mais importante é se o mesmo gosta ou não. Eles adoram sentir-se aconchegadinhos como estavam dentro da barriguinha da mamã, portanto algo que reduza o seu espaço, pode trazer algum conforto.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Aconselha a utilização do ninho nos primeiros meses sim ou não?
Nos primeiros meses de vida do bebé devemos tentar replicar as condições que tinha na barriga da mamã. Por isso, por norma, os bebés gostam do ninho. Sentem-se menos "soltos" e mais seguros.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
O recém-nascido deverá dormir com almofada própria ou deverá dormir sem almofada?
Idealmente, o recém-nascido e os bebés devem dormir sem qualquer almofada.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
O que é o ninho? É o mesmo que o Moisés?
Não são a mesma coisa. O ninho oferece mais aconchego ao bebé, "abraça" o bebé, oferecendo-lhe um ambiente mais seguro. Ambos são adequados para os primeiros meses do bebé, mas as suas funções são diferentes.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Independentemente de o bebé, pelo menos nos primeiros meses, dormir no quarto dos papás, aconselha que momentos de descanso, por ex diurnos, seja feitos no seu quarto e no seu ambiente?
O cérebro do bebé necessita do mesmo tipo de estímulo e informação em todos os soninhos, sejam eles diurnos ou noturnos. Por isso aconselhamos a que as condições sejam sempre as mesmas, independentemente da hora do dia. Para mais informações consulte aqui o nosso vídeo sobre mitos do sono.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Em relação à sessão online acerca do sono do recém-nascido, os sacos de dormir para bebés também são aconselhados para recém-nascido em vez do método de embrulho? Qual será aconselhado (com mangas, sem mangas ou saco apenas com os braçinhos lá dentro)?
Ambos são aconselhados para o recém-nascido. Pode utilizar o saco desde que esteja atenta à segurança do bebé, isto é, é importante perceber se o saco não sobe, pois pode sufocar o bebé. Até aos 2 meses pode colocar o bebé no saco com os braços para dentro, a partir dos 2/3 meses com os braços de fora e a partir dos 4 meses não recomendamos a sua utilização.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Recomenda a almofada supreme doomoo?
Desde que as almofadas e ninhos cumpram as regras de segurança para o bebé, o mais importante é se o mesmo gosta ou não. Eles adoram sentir-se aconchegadinhos como estavam dentro da barriguinha da mamã, portanto algo que reduza o seu espaço, pode trazer algum conforto.
- Respondido por Dr.ª Clementina Almeida, Psicóloga Pedriatrica - ForBabiesBrain
Adormecer durante o dia com luz e barulho não pode ser estimulo a mais para o bebé?
Pode sim e é. Especialmente se o bebé tiver acima dos 3 meses. O ideal a partir daí será que haja um ambiente calmo e as luzes baixas. 🙂
- Respondido por Dr.ª Carolina Vale Quaresma, Terapeuta Familiar
Cólicas do recém-nascido
No estado purple devemos essencialmente dar mimo e massagens?
Nestes períodos PURPLE é fundamental mantermo-nos calmos, pois a nossa ansiedade é sentida pelo recém-nascido. Nem sempre é fácil gerir esta situação. O que por vezes acaba por resultar é o contacto pele com pele com o bebé coberto para que se mantenha quente. Se ainda assim o bebé não tranquilizar, pode verificar todos os motivos de choro, como a fome, a fralda suja, etc. Após acalmar o bebé, pode massajar o abdómen do recém-nascido com um pouco de óleo próprio para recém-nascido.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Vale a pena usar aquelas almofadas para cólicas? Se sim qual recomenda?
As almofadas são mais uma alternativa, pelo quente que fornece ao recém-nascido um conforto e alívio de dor. Relativamente ao indicar, é ao critério, mas penso que as de sementes são práticas e económicas. As almofadas artesanais devem ser à base de sementes que possam ir ao microondas por exemplo e naquelas pequenas feiras ou através das redes sociais podem encontrar à venda.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Pode se utilizar um saco de água quente para aliviar as cólicas?
No caso do saco de água quente, este sim desaconselho vivamente, pois poderá haver risco de queimadura no bebé.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Deve fazer-se a massagem para cólicas quando ele as tem, ou todos os dias, de forma a ajudar o trânsito intestinal?
O ideal será arranjar um ritual, por exemplo no final do banho, com o bebé com a parte de cima do body vestida e as meias, em ambiente aquecido, ter um pouco de óleo e massajar o abdómen sem período de choro. O óleo pode estar ligeiramente aquecido, permitindo que o bebé aceite melhor. O óleo a utilizar deve ser de prensa a frio e adequado a bebés. Idealmente, num bebé recém nascido não se devem misturar marcas dos produtos de higiene, pois poderá fazer reação alérgica e depois fica a dúvida a que marca reagiu. O óleo de amêndoas doces para mim é o mais adequado por ser o mais natural possível.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Aconselha o ninho Supreme Sleep Plus? Diz que é anti-cólicas
Não aconselho ninhos específicos, na verdade o marketing é imenso e nesta área já perceberam que é imenso. Aconselho-vos a ponderarem os vossos investimentos no essencial. Pois na verdade não sabem se o vosso bebé vai efetivamente sofrer de cólicas e depois nem se adaptam ao que compraram. Avaliem conforme as necessidades, porque hoje em dia obter as coisas é muito fácil. A mesma resposta se adequa ao biberão anti-cólicas.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Relativamente às cólicas, aconselha "banhos" na shantala?
Os banhos shantala funcionam da mesma forma que as almofadinhas. O que vos facultei são técnicas que pode resultar com o vosso bebé ou não, vão ter de o conhecer primeiro e ver o que nele melhor se adapta. Mas o banho quente já por si é relaxante, daí ser aconselhado no alívio das cólicas. Mas verifica-se que o sucesso destes banhos é fantástico.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Qual a opinião sobre os ninhos e sacos de dormir?
Devem informar-se sobre o risco para o síndrome de morte súbita, que recomenda que os lençois não devem ultrapassar a linha dos ombros, portanto desde que respeite todas as normas, não vejo inconviniente, será uma opção de escolhas.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Quantos cocós um bebé deve fazer?
O número nos cocós não é o mais importante. As características sim. Então: nos primeiros três dias meconio, a partir do 3/4 dia fezes de transição - parece puré de ervilha; a partir do 5/6 dia - mostarda e liquido ,cheira a iogurte estragado.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
A que temperatura deve estar a água para preparar o leite artificial? Em tempo de frio intenso não convém aquecer ligeiramente? Se sim quanto tempo e que temperatura deve atingir?
Para facilitar a melhor dissolução da fórmula a água pode ser ligeiramente aquecida até ficar tépida (não exceder os 33º). No entanto, não há qualquer contra-indicação em preparar o leite artificial com água à temperatura ambiente. Tratando-se da Vimeiro Original, a água não deve ser fervida pois este processo irá alterar as propriedades da água, diminuindo os benefícios da sua utilização.
- Respondido por Àguas do Vimeiro.
O aquecimento altera as propriedades da água?
O aquecimento ligeiro da água (não exceder os 33º) não altera em nada as suas propriedades. Pelo contrário, caso a água seja fervida ou entre em ponto de fervura, perderá todas as suas propriedades originais (tornando-se os minerais visíveis na água). Por esta razão, para que a Vimeiro Original não perca as suas qualidades e possa exercer todos os seus benefícios funcionais no organismo, não deve nem precisa ser fervida para posterior consumo.
Depois de captada e refrigerada, a água Vimeiro Original entra no processo de engarrafamento, todo ele devidamente controlado através de análises bacteriológicas, antes de ser enviada para o consumidor. Assim, conseguimos garantir que a água é bacteriologicamente pura e pronta para consumo por parte dos bebés não sendo necessário ser fervida.
- Respondido por Àguas do Vimeiro.
Muda da fralda
Qual a percentagem de água das toalhitas?
As toalhitas Dodot Sensitive têm na sua composição 97% de água, para além de ter uma loção hidratante que recupera o PH natural da pele instantaneamente. E ainda, pode ser usada em bebés com pele atópica, está testada para este tipo de pele mais sensível.
- Respondido por Dodot
As toalhitas podem ser usadas logo no 1º dia ou é melhor algodão com água morna?
As toalhitas Sensitive estão testadas e são controladas com tanto rigor que podem ser usadas logo após o nascimento, o facto de não terem perfume e de estarem testadas para pele atópica e ainda, serem dotadas da loção que recupera o PH natural da pele, torna-as excelentes e com propriedades muito superiores ao uso apenas de água e compressa seca.
Este uso de água e compressa seca não nos dá esta garantia de recuperação de PH da pele que muitas vezes se torna essencial evitando assim lesões.
- Respondido por Dodot
É aconselhado usar a dodot sensitive até que idade?
Dodot Sensitive por ser usada em qualquer idade. Podemos começar desde o nascimento e continuar até que o bebé deixe de usar fraldas, porque neste momento a Dodot Sensitve dispõe do tamanho 0 até ao tamanho 6. A nível de toalhita pode também ser sempre usada ao longo do ciclo de vida do bebé desde que ele se adapte e a mamã também não há nenhum problema.
- Respondido por Dodot
Em relação ao tamanho das fraldas, quando o bebé nasce qual o tamanho ideal? Sei que depende do peso, correto?
Quando o bebé nasce podem haver duas opções: no caso de ser um bebé prematuro, no caso de serem gémeos, ou ainda no caso de ser um bebé de termo mas que seja mais magrinho e pese até 3,5 kg, o tamanho 0 ajusta-se melhor nos primeiros dias nestes casos.
No caso de ser um bebé de termo mas grande com quase 4kg ou mais deve ser usado o tamanho 1. Como o pack Dodot Sensite tamanho 0 só tem 24 unidades é adequado para levarem na mala da maternidade e dá para os dias de internamento e após este uso já conseguem perceber se terão de manter este tamanho mais tempo ou progredir.
- Respondido por Dodot
Em relaçao às dodot Pure qual é diferença?
Dodot Aqua Pure é uma toalhita igualmente boa para usar desde o nascimento. Não tem perfume tal como a Sensitive, mas a principal diferença é que esta Aqua Pure é mais húmida, 99% de água e 1% de conservantes de origem vegetal.
Tanto Sensitive como Aqua Pure estão testadas para usarem em recém-nascidos mesmo que tenham pele atópica.
A escolha entre uma e outra é apenas da mamã que poderá ter o seu gosto pessoal porque a nível de características e de qualidade estão com a gama premium Dodot em ambas.
- Respondido por Dodot
O tamanho 1 é para um bebé normal em termos de peso e que não é prematuro?
O tamanho 1 é para um bebé que nasça quase com 4kgs ou mais, porque bebés de termo que sejam mais magrinhos devem começar pelo tamanho 0, visto que, o tamanho 0 se ajusta melhor ao corpo e fixa melhor à coxa, e desta forma, evita que hajam fugas de fezes e de urina, proporcionando o máximo conforto para o bebé.
- Respondido por Dodot
Qual a diferença entre os toalhetes Dodot sensite e dodot aqua pure?
As toalhitas Sensitive são testadas e são controladas com muito rigor e podem ser usadas logo após o nascimento, o facto de não terem perfume e de estarem testadas para pele atópica e ainda, serem dotadas da loção que recupera o PH natural da pele, torna-as excelentes e com propriedades incríveis para a pele do bebé.
As Aqua Pure são toalhitas igualmente boas para usar desde o nascimento. Não tem perfume tal como a Sensitive, mas a principal diferença é que esta Aqua Pure é mais húmida, 99% de água e 1% de conservantes de origem vegetal.
Tanto Sensitive como Aqua Pure estão testadas para usarem em recém-nascidos mesmo que tenham pele atópica.
A escolha entre uma e outra é apenas da mamã que poderá ter o seu gosto pessoal porque a nível de características e de qualidade estão com a gama premium Dodot em ambas.
- Respondido por Dodot
Não serão as Dodot aqua pure ainda mais inócuas para usar no recém nascido, relativamente às sensite?
Na verdade tanto as Sensitive como as Aqua Pure estão testadas e podem ser usadas desde que o bebé nasce. No entanto, se verificarmos os ingredientes de uma e de outra podemos sim considerar as Aqua Pure mais inócuas uma vez que têm menos ingredientes na sua constituição e por isso podemos considerar uma toalhita mais “natural”.
A sua constituição é à base de água 99% e apenas 1% de conservante de origem vegetal, e por isso não possuem a loção hidratante existente em Sensitive.
No entanto, volto a referir que tanto uma como outra tratam-se de gamas testadas para o recém-nascido sem risco de lesões. Este uso de água e compressa seca não nos dá esta garantia de recuperação de PH da pele que muitas vezes se torna essencial evitando assim lesões.
- Respondido por Dodot
Qual o tamanho para um bebé de termo grande que já tenha perto dos 4 kgs?
Na grande maioria para um bebé de termo que seja muito grande e perto dos 4kgs ou mais deve levar o tamanho 1, será o que melhor se ajusta. Se achar que mesmo estando perto dos 4 kgs a fralda tamanho 1 é grande pode tentar usar o tamanho 0, porque em alguns casos pode acontecer de o bebé ser pesado e ao mesmo tempo alto e isto significa que o peso está mais distribuído e pode ter um bebé com 4kgs e bastante alto que tenha a zona abdominal e as coxas magrinhas e o tamanho 0 ajustar-se melhor.
- Respondido por Dodot
O meu bebé estava na última ecografia com cerca de 1520 gramas e eu estava à duas semanas com 30 semanas e 2 dias. Agora com 32 semanas e 2 dias já deve estar mais gordinho. Não comprei fraldas tamanho 0 porque me aconselharam que seria melhor tamanho 1. Tenho 3 packs de 1 e 4 de tamanho 2. Gostaria de perguntar se 3 pacotes de 40 unidades dá para início, visto já ter também 4 pacotes de 2.
Primeiramente dizer-lhe que deve avaliar que tamanho levar para a maternidade após saber o peso do bebé na última ecografia, isto significa que, se o seu bebé for de termo, ou seja nasce dentro do tempo mas tem pouco peso, abaixo de 3kg ou 3,5kg o ideal é levar o pacote tamanho 0 que tem 24 unidades, ajusta-se melhor nos primeiros dias em que vai estar no internamento e evita fugas. Se na última ecografia lhe disserem que o bebé está muito grande e acima do percentil e vai nascer próximo dos 4kgs ou mais, então pode levar logo o tamanho 1. Em relação ao número de fraldas que precisa para a fase inicial vai depender de bebé para bebé, mas numa primeira fase o que está mais ou menos preconizado é que vai precisar de 6 a 8 fraldas por dia, porque o normal é que precise de trocar a fralda ao bebé em cada mamada. (Em 24h serão 8 mamadas se forem de 3h em 3h). Por isso, esses 3 pacotes de tamanho 1 poderão dar para 15 a 20 dias. É muito provável que precise de comprar mais de tamanho 1 porque o seu bebé vai permanecer neste tamanho até aos 5 a 5,5 kgs de peso, poderá ser 1 ou 2 meses neste tamanho, depende dos bebés.
Em relação ao tamanho 2 não precisa de adquirir mais neste momento porque ainda tem algum tempo até ele chegar a essa fase e depois poderá avaliar, nesta fase de tamanho 2 será até o seu bebé ter 8 a 9 kgs, pode estar neste tamanho também entre 2 a 3 meses, depende mais uma vez de bebé para bebé, isto é apenas no geral.
- Respondido por Dodot
Então, por regra, não é necessário nenhum creme/tópico na muda da fralda? Falaram-me em usar óleo de amêndoas doces apenas na muda de fralda. Aconselha?
Na muda de fralda deve apenas considerar-se limpar e secar a pele. Num recém-nascido e/ou recém-nascida deve deixar-se que a pele se vá adaptando ao novo ambiente. Se se perceber que há uma zona mais ruborizada continuamente pode massajar-se com um creme vitaminado, bem como se se perceber que há desidratação da pele.
Pode usar-se óleo de amendoas doces. Não se deve é deixar a pele húmida.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Estas fraldas são amigas do ambiente?
A Dodot desenvolve fraldas há 50 anos exatamente com isto em mente: assegurar que o desempenho e o conforto andam de mãos dadas com a segurança.
No que diz respeito às preocupações ambientais também estão no nosso foco, e por isso ao longo dos anos a Dodot tem vindo a tornar-se cada vez mais uma marca amiga do ambiente. Sem prejudicar a sua qualidade temos melhorado o mais possível a esse nível.
Antes de se tornarem parte de uma fralda Dodot, todos os ingredientes são submetidos a uma rigorosa seleção.
Todos os ingredientes são dermatologicamente testados e cumprem rigorosamente com os critérios de avaliação do Comité Científico para a Segurança dos Consumidores da UE, SCCS/1564/15 relativo à utilização segura de substâncias. Temos materiais cada vez mais leves e menos plástico na sua constituição, o facto de serem mais leves e mais finas fazem com que a Dodot tenha conseguido reduzir as suas embalagens exteriores e por isso houve uma redução drástica no uso de plástico.
Na própria constituição das fraldas temos um Núcleo absorvente: Núcleo da tecnologia Dodot! Absorve a humidade e mantém-na afastada da pele do bebé para garantir que permaneça saudável e seca.
Conheça aqui a composição do núcleo absorvente das fraldas da Dodot.
- Respondido por Dodot
Para recém-nascido aconselha as dodot sensitive ou as nature?
Sim, a Dodot Sensitive está testada e dermatologicamente comprovada para poder ser usada desde o nascimento. Tanto Sensitive como AQUA Pure podem ser usadas desde o nascimento, ambas não têm perfume e podem ser usadas em pele atópica. Dodot sensitive é a melhor escolha para o recém nascido, em relação à toalhita pode ambém usar a Aqua pure 99% à base de água e também testada para poder ser usada desde o nascimentoEste uso de água e compressa seca não nos dá esta garantia de recuperação de PH da pele que muitas vezes se torna essencial evitando assim lesões.
- Respondido por Dodot
Qual a diferença entre as sensitive e as plus sensitive?
Sensitive é sempre sensitive com estas características que estou a descrever existe sensitive plus que é extra e tem 25 % mais de capacidade de absorção e que os pais normalmente usam no período noturno para aguentar mais e ter mais capacidade para absorver.
- Respondido por Dodot
A linha azul desaparece caso passe algum tempo e fique seco? Ou fica sempre azul?
A linha azul permanece até que se faça a muda da fralda. Assim que enche com urina a cor amarela passa a azul e a urina fica retida no núcleo
- Respondido por Dodot
O pack zero é para que peso?
Tamanho zero é para bebés gémeos ou prematuros os bebés de termo com peso inferior a 3,5kgs.
- Com bebé grande tamanho 1.
- Bebé a nascer com 4kg ou 4,5kgs temos de levar tamanho 1.
- Todos os bebés que nascerem com menos de 3,5kgs fica mais bem ajustado se levarem tamanho zero.
- Respondido por Dodot
Não temos de colocar creme de muda de fralda? Só em caso de assaduras?
Não é necessário colocar sempre o creme de muda da fralda; no entanto, se os pais o desejarem, existem cremes que são protetores da pele do bebé e podem ser utilizados todas as vezes nas mudas das fraldas. Por outro lado, existem cremes próprios apenas para serem utilizados nas assaduras.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
O Choro do bebé
O que quer dizer a sigla PURPLE?
O significado da sigla PURPLE é a seguinte: P: Peak of crying (Pico de Choro) U: Unexpected (Inesperado) R: Resists soothing (Resistente) P: Pain-like face (Expressão de dor) L: Long crying bouts (Longas crises de choro) E: Evening (Fim do dia) O período PURPLE é uma fase transitória do desenvolvimento que se caracteriza pela ocorrência de um quadro de choro excessivo. Apenas 20% dos bebés passam por este período. Surge entre a 2ª e 3ª semana de vida e atinge o seu período mais intenso até ao final do 1º mês, resolvendo-se entre o 3º e o 4º mês de vida. Este quadro de choro intenso aparece habitualmente entre as 18h e as 2h. Apesar de ser uma fase muito intensa e de provocar sentimentos de frustração e impotência nos pais, não interfere com o desenvolvimento normal da criança nem implica a existência de patologia!
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia.
A pele do bebé
Têm produtos para pele atópica?
Temos sim! Os produtos da linha D’AVEIA Pediatria são especificamente desenvolvidos para o cuidado diário da pele delicada e sensível do seu bebé e da criança, desde os primeiros dias de vida, mesmo em situações pele atópica.
Permitem melhorar significativamente a qualidade de vida do bebé e da criança com pele atópica, mantendo a pele hidratada e restabelecendo as suas defesas naturais, evitando assim a ocorrência de surtos de Dermite Atópica (caracterizados por secura da pele, prurido/”comichão” e proliferação bacteriana), uma vez que são ricos em Ómega 3 e 6, com uma marcada ação hidratante e emoliente.
Em caso da ocorrência de surtos, os produtos da linha D’AVEIA Pediatria encontram-se igualmente indicados, uma vez que são ricos em antioxidantes, com uma importante ação calmante e anti-irritante, sendo capazes de diminuir a irritação e prurido (comichão) - sintomas característicos dos surtos de Dermite Atópica.
Os produtos D'AVEIA, ao longo dos seus 20 anos no mercado, foram, desde sempre, aconselhados e prescritos por Médicos Dermatologistas e Pediatras em situações de Dermite Atópica.
- Respondido por Farmacêutica D'AVEIA
Por ter perfume não pode ser mais propenso a provocar alergias?
Não!
Os produtos da linha D’AVEIA Pediatria possuem uma mistura de essências não alergizantes que não provocam qualquer alergia na pele sensível e delicada do bebé e da criança, mesmo em caso de pele atópica.
É importante sublinhar que os produtos D’AVEIA apresentam testes dermatológicos que comprovam a sua óptima tolerância cutânea, não provocando qualquer sensibilização ou reação alérgica, tendo inclusivamente testes em crianças com pele atópica.
- Respondido por Farmacêutica D'AVEIA
A D'AVEIA tem produtos sem cheiro para os primeiros meses?
Têm sim e estão indicados desde os primeiros dias de vida.
Os produtos da linha D’AVEIA Pediatria possuem uma mistura de essências que não provocam qualquer alergia ou sensibilização na pele sensível e delicada do bebé e da criança, mesmo em caso de pele atópica, desde os primeiros dias de vida.
- Respondido por Farmacêutica D'AVEIA
Existe algum modo de pudermos testar os produtos D'AVEIA na pele do nosso bebé, antes de investirmos embalgens de produtos de grande tamanho?
Existe sim!
Caso queiram experimentar algum produto específico da linha D’AVEIA Pediatria pode enviar-nos o seu pedido através das nossas redes sociais D’AVEIA (Facebook ou Instagram) ou por email ([email protected]).
- Respondido por Farmacêutica D'AVEIA
Como podemos obter amostra do produto?
Caso queiram experimentar algum produto específico da linha D’AVEIA Pediatria pode enviar-nos o seu pedido através das nossas redes sociais D’AVEIA (Facebook ou Instagram) ou por email ([email protected]).
- Respondido por Farmacêutica D'AVEIA
Onde é que se vendem os produtos D'AVEIA?
Os produtos D’AVEIA estão à venda em Farmácias, Parafarmácias e na nossa loja online aqui.
- Respondido por Farmacêutica D'AVEIA
Para a muda da fralda a D'AVEIA tem algum creme específico?
Sim!
O Creme específico da linha D’AVEIA Pediatria para a muda da fralda é o D’AVEIA Creme Barreira Pediátrico, que, graças à sua composição com 10% de Óxido de Zinco, permite isolar e proteger a pele do bebé e da criança de agentes agressivos e tóxicos presentes nas fezes e na urina, ao mesmo tempo que confere uma importante ação cicatrizante e regeneradora à pele sensível e fragilizada do bebé e da criança.
Contudo, antes da aplicação de D’AVEIA Creme Barreira Pediátrico, é fundamental utilizar, na higiene quotidiana da muda da fralda, outro produto imprescindível no cuidado quotidiano da pele do bebé e da criança: o D’AVEIA Dermo-Óleo Pediátrico.
D’AVEIA Dermo-Óleo Pediátrico é um óleo de limpeza de origem vegetal com propriedades emolientes, calmantes e anti-irritantes, uma vez que é rico em Ómega 3, Ómega 6 e Antioxidantes.
A utilização quotidiana destes dois produtos da linha D’AVEIA Pediatria permite evitar o aparecimento da Dermite da Fralda, mantendo a pele do seu bebé hidratada, protegida e sem irritação ou vermelhidão cutânea.
D’AVEIA Creme Barreira Pediátrico deve ser utilizado em todas as mudas da fralda, quer para prevenir o aparecimento da Dermite da Fralda, quer em caso de Dermite da Fralda já instalada.
- Respondido por Farmacêutica D'AVEIA
E se o seu bebé se engasgar?
O berço deve ser elevado na cabeceira?
O berço não precisa de ser elevado num bebé saudável que nasce com as 37 semanas de gestação ou mais. Mas a elevação de 15 graus ou, no máximo, 30 graus pode ser vantajosa em bebés que bolsam muito.
- Respondido por Enf.ª Joana Gonçalves, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Deitar o bebé de barriga para cima não aumenta a probabilidade de ele sufocar?
Deitar o bebé de barriga para cima é atualmente a forma mais segura para o bebé dormir, uma vez que bebés saudáveis têm o reflexo de virar a cabeça quando bolsam. Deitá-lo de barriga para baixo aumenta o risco de asfixia porque o bebé, mesmo recém-nascido, tem a capacidade de rodar o pescoço da direita para a esquerda e vice versa, mas não controla/domina esse movimento. Na posição lateral, por norma os cuidadores colocam rolinhos de cobertores ou fraldas atrás das costas para fixar a posição lateral, o que faz com que o bebé facilmente rode para a posição de barriga para baixo e isso é que é perigoso!
- Respondido por Enf.ª Joana Gonçalves, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Deve-se usar no berço a almofada doomoo - delta supreme sleep?
A almofada doomoo não é necessária em bebés saudáveis no intuito de prevenir plagiocefalias. É um coadjuvante no tratamento da mesma quando recomendada por um fisioterapeuta. Usada rotineiramente por bebés saudáveis pode diminuir a capacidade natural do bebé rodar a cabeça quando tem reflexo de vómito, o que diminui a segurança do bebé.
- Respondido por Enf.ª Joana Gonçalves, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Cuidados aos primeiros dentes do bebé
A Chupeta? Devemos usar sempre a mesma nos 0-6 meses ou devemos mudar de tamanho?
A chupeta deve ser adaptada à boca do bebé. Não pode ficar muito pequena para o bebé não se engasgar nem muito grande com o silicone de fora. Mas a tetina não deve aumentar o tamanho. Deve ser pequena e ortodontica!
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Mesmo quando os dentinhos ainda não nasceram devemos limpar as gengivas ou não é necessário?
Até o bebé ter dentes devemos apenas remover a quantidade de leite em excesso quando fica estagnado na boca. Se não ficar leite em excesso enquanto o bebé não tiver dentes não precisamos de limpar!
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Quando é que deve ser a primeira visita ao dentista ?
A primeira consulta deve ocorrer até ao primeiro ano de vida do bebé!
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Como retiramos o excesso de leite?
Com compressa esterilizada ou com fralda humedecida em soro fisiológico ou água fervida
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
E quando nascem os dentes limpamos como? Com uma compressa?
Assim que nasce o primeiro dentinho devemos lavar com escova de dentes e pasta com fluor. A pasta de dentes deve ter 1000 ppm de flúor e deve ser usada na quantidade de um grão de arroz cru!
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
E a partir de quando devemos aumentar a quantidade de flúor?
Depende do risco de cárie do bebé. Mas se for risco reduzido de cárie aumentamos o fluor aos 6 anos para 1450 ppm.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Mas escovanos os dentinhos só com a pasta? E fica nos dentes? Porque o bebé não consegue bochechar com água e deitar fora. Não é muito cedo para um bebé?
Se colocarem a quantidade correta que é um grão de arroz cru não há problema para o bebé! Se o primeiro dente nascer antes do primeiro ano podem usar pasta de dentes, desde que na quantidade correta! Essa quantidade é mesmo muito reduzida e procurem uma pasta de dentes sem lauril sulfato de sódio
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Mas podemos dar assim o leite tão frio ao bebé para ele pôr na boca?
Podem e eles adoram esses gelados! Desde que existam sintomas do nascimento dos primeiros dentes!
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
A primeira consulta deve ser após o nascimento dos primeiros dentes? Como há bebés que ao fim de um ano ainda não têm dentes...
Se o bebé completar um ano e ainda não tiver nascido o primeiro dente podem marcar a consulta, na mesma. Ou, se preferirem, podem esperar. O primeiro dente deve nascer até aos 14 meses!
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Terá de ter nascido já algum dentinho ou não?
Não é necessário. Podem ir antes, sem ter nascido nenhum dente. Até podemos acalmar e perceber se eles estão a caminho!
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Para os primeiros 4 dentinhos a Dr.ª não aconselha dedeira? Iniciamos com a escova pediátrica no primeiro dentinho?
Sim. A dedeira pode ser muito boa para massajar a gengiva mas não remove tão bem a comidinha que fica nos dentes. Devem usar escova de dentes.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Há uns dedais para essa limpeza, podem ser usados?
O ideal é remover com toalhita própria ou com compressa porque as dedeiras podem remover as imunogloblinas do leite materno. Usem as dedeiras quando quiserem massajar as gengivas mais proximo da erupção dos primeiros dentes.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Com quantos meses devemos começar a fazer a estimulação da gengiva?
Mais próximo da erupção dos primeiros dentes a partir do quarto mês.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Que escovas utilizar?
Magic cup da NUk. Escova de dentes apenas a partir do primeiro dente, cabeça pequena, cerdas macias.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Após a lavagem com a escovinha não é suposto passar por água certo?
Não precisa! Se colocar a quantidade igual a um grão de arroz cru não terá qualquer problema.
- Respondido por Dr.ª Inês Guerra Pereira - Médica Dentista e autora do Blog Dente a Dente
Transportar o bebé com conforto e segurança
Qual o grupo da cadeira?
É uma cadeira auto Gr0+, desde o nascimento até aos 12 anos aproximadamente. (40-75 cm)
- Respondido por Bebé Confort
O sentido inverso da marcha é obrigatório? As cadeiras têm alguma referência para que nos possamos ver que faz rf?
Há cadeiras que fazem os dois sentidos, permitindo girar para a frente. É obrigatório usar no sentido inverso ao da marcha até aos 15m. Por segurança quanto mais tempo usarem contra marcha mais seguro estará o vosso bebé.
- Respondido por Enf.ª Fátima Monteiro, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (Mimo Natura)
Posso transportar o bebé num carro comercial/de 2 lugares? Ou seja, no banco da frente?
O bebé tem que ser transportado no lugar atrás do passageiro. No caso de carros de dois lugares pode ser utilizado à frente, com o airbag desligado.
- Respondido por Enf.ª Fátima Monteiro, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (Mimo Natura)
As etiquetas que estão presentes nos ovinhos podemos descoser?
Essas etiquetas são obrigatórias nas cadeiras, porque dão informações muito importantes para a utilização das mesmas, com carros com airbags.
- Respondido por Enf.ª Fátima Monteiro, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (Mimo Natura)
No caso dos gémeos, o melhor é irem os dois atrás? Ou pode ir um no banco do pendura e outro no banco atrás do pendura?
O lugar da frente só pode ser utilizado quando o carro não tem outra opção, em carros de 5 lugares os bebés devem andar sempre atrás.
- Respondido por Enf.ª Fátima Monteiro, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (Mimo Natura)
Qual é a altura indicada para mudar o bebé do ovo para outra cadeira?
No caso das babycoques I-Size o limite será os 87 cm ou 13 Kg, aproximadamente 18 meses.
- Respondido por Enf.ª Fátima Monteiro, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (Mimo Natura)
Às vezes os bebés transpiram bastante nos ovos e nas cadeiras há alguma coisa que possamos colocar para diminuir isso?
Todas as cadeiras auto têm esferovites e esponjas para absorver os impactos o que aquece muito os bebés. Quando colocamos um bebé numa cadeira auto devemos retirar roupa ao bebé.
- Respondido por Enf.ª Fátima Monteiro, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (Mimo Natura)
E o que podemos usar para diminuir esse aquecimento?
Existem alguns modelos que têm têxteis mais frescos, com tecidos de algodão que ajudam os bebés a não transpirarem tanto. Quando está mais calor podem usar a babycoque no automóvel e no carrinho de passeio o assento que fica mais fresco para eles. Ou optarem pelas forras de verão que praticamente todas as marcas têm.
- Respondido por Enf.ª Fátima Monteiro, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (Mimo Natura)
Esses panos de transporte/Babywearing podem ser utilizados até que idade/peso do bebé?
Tal como referi o porta-bebes pode ser usado desde o nascimento. Não existe uma idade definida apartir da qual não se possa transportar, contudo apartir do momento em que caminham 1 a 1,5 anos de idade deixa de fazer sentido este tipo de transporte. Além disso, nesta idade, o pedo da criança já é considerável, muitos já ultrapassam os 10 kg e torna-se difícil para a mãe suportar nesta posição tal peso. Ainda assim, até esta idade é uma mais valia.
- Respondido por Clizone
Quando estamos a transportar o bebé no ovinho e sem ser no carro, qual a sua opinião sobre tapar o ovo com os chamados "tapa ovos"? Não prejudica a respiração do bebé, ficando mais abafado?
É preciso ter cuidado sim, não devem ser totalmente tapados.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Quanto aos ovinhos que têm uma espécie de cobertura, faz sentido utilizá-la aberta em viagem?
Enquanto viajam de automóvel é importante manter estas coberturas abertas para não sobreaquecer o bebé, fechando-as apenas quando saem da viatura e apenas nos casos em que a temperatura exterior justifique a proteção extra.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
A partir de quanto tempo depois do bebé nascer, poderemos viajar de avião para ir de férias?
Não se recomenda que um recém-nascido viaje de avião nas duas primeiras semanas de vida. Se a duração da viagem for superior a uma hora, recomenda-se que viaje apenas após os 3 meses. Esta recomendação relaciona-se, sobretudo, com o maior conforto dos pais e do bebé ao evitar viajar no período de maior risco de cólicas e a da necessidade mais frequente de alimentar o bebé e de trocar a fralda. De qualquer modo, os pais devem informar-se junto da companhia aérea com a qual pretendem viajar e saber se há alguma restrição.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Os nossos parceiros
Onde se situa o Centro Bebé da Mamã?
O Bebé da Mamã situa-se em Alfragide (Avenida Quinta Grande, 46) e para já só estamos nesta zona mas com intenção de expandir para mais uma ou duas zona no país!
- Respondido por Bebé da Mamã
O Bebé da Mamã tem vários espaços pelo país ou só em Lisboa?
Fisicamente o Bebé da Mamã está só me Alfragide, mas já contamos com um vasto serviço de ofertas online. Contacte-nos!
- Respondido por Bebé da Mamã
Sinais de alerta e cuidados ao recém-nascido
Se aparecer estes sinais vamos ao posto de saúde ou às urgências do hospital?
Nas seguintes situações devem procurar observação médica urgente:
- Se o bebé estiver prostrado (caidinho ou molinho demais, movimentando-se menos que o habitual);
- Se estiver muito sonolento, com muita dificuldade em acordar;
- Se apresentar uma convulsão, ou perda de consciência; Se tiver dificuldade para respirar, apresentar cansaço ou uma respiração muito acelerada;
- Se não conseguir mamar; Se apresentar vómitos repetidos;
- Se o umbigo apresentar sinais inflamatórios, com secreções purulentas e/ou mal-cheirosas ou sangue;
- Se apresentar temperatura corporal (avaliada na axila) menor ou igual a 35,5°C ou superior ou igual a 37,5°C;
- Se os olhos e a pele estiverem amarelos (icterícia); Se o cocó estiver muito claro (acolia fecal).
Em algumas destas situações não haverá dúvidas em recorrer a uma urgência hospitalar, nomeadamente no caso de uma convulsão, estado geral muito alterado, febre, vómitos repetidos e dificuldade respiratória. As restantes situações poderão ser observadas no Centro de Saúde, desde que tenha atendimento urgente.
Se for necessário, poderá será ser encaminhado posteriormente para uma urgência hospitalar.
Na dúvida, podem sempre ligar para a linha Saúde24 que vos dirá onde se devem dirigir.
- Respondido por Dr.ª Susana Nobre, Pediatra
Qual o antipirético recomendado para recém-nascidos?
O antipirético a administrar deve ser o paracetamol (cujo nome comercial mais conhecido é o Ben-U-Ron).
- Respondido por Dr.ª Susana Nobre, Pediatra
Como se administra correctamente o paracetamol num recém-nascido? E em relação à quantidade recomendada de acordo com o peso do bebé?
A via de administração do antipirético deve ser, preferencialmente, a via oral (xarope).
A dose de paracetamol a administrar é calculada de acordo com o peso do recém-nascido. A dose adequada é a seguinte: 10 a 15 mg/Kg/dose. A quantidade a administrar (em ml) tem de ser calculada de acordo com a concentração do xarope. A bula do medicamento costuma conter uma tabela com a quantidade correta a administrar, já calculada em função do peso.
As doses podem ser administradas com intervalos de 4-6 horas entre cada administração, não devendo exceder as 5 administrações por dia.
O antipirético deve ser administrado quando o recém-nascido tiver febre e não para "prevenir" a febre.
- Respondido por Dr.ª Susana Nobre, Pediatra
Se não vale a pesar pesar o bebé de semana a semana, devemos pensar com que frequência?
A frequência com que se deve pesar um recém-nascido depende da sua condição. Poderá ser necessário pesá-lo mais regularmente caso o recém-nascido não esteja a aumentar de peso convenientemente, não tenha recuperado o peso com que nasceu aos 15 dias de vida, esteja doente ou haja dúvidas quanto à ingestão adequada de leite.
Um recém-nascido saudável, que esteja a aumentar bem de peso, poderá ser pesado na 2ª ou 3ª semanas de vida e posteriormente nas consultas de seguimento (1, 2, 4, 6 e 9 meses).
De qualquer modo, o acompanhamento da evolução do peso do recém-nascido deve ser feito pelo pediatra ou médico assistente para verificar se o ganho de peso é o adequado e programar a frequência com que deve ser pesado.
- Respondido por Dr.ª Susana Nobre, Pediatra
O pós-parto
As perdas de sangue são normais durante quanto tempo mais ou menos?
O importante a reter é: as perdas vão alterando de quantidade e a cor altera-se. É normal ter perdas até à 3ª semana pós-parto
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
É normal sentir desconforto quando se retoma a atividade sexual ou não é de todo normal? Os lubrificantes à base de água serão os mais indicados?
O ideal são lubrificantes sem químicos. Os orgãos reprodutores absorvem todos os químicos. Recomendo: Bioglid
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Não entendi muito bem a questão do banco sempre que for a sanita, colocamos debaixo dos pés? Mas não ficamos numa posição estranha e difícil para fazer as nossas necessidades?
Pode parecer-lhe estranho mas na verdade é mais fisiológico e protetor do assoalho pélvico ou períneo.
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Para uma mãe que pretende amamentar e, por isso, vai ficar mais ligada ao bébé, pelo menos no inicio, como é que o pai pode ser mais participativo sem se tornar no "empregado doméstico" da casa?
Um pós parto, só por si, é um período de recuperação para a mulher e adaptação para o casal. Se optar por amamentar, o tempo disponível para a mulher se dedicar a outras atividades (individuais, sociais, espirituais, domésticas,...) ficará menor, necessitando de apoio e ajuda.
Por se tratar de um projeto a dois (parece-me que será esta a situação), devem trabalhar em equipa, procurando, na gravidez, planear o dia-a-dia no pós parto. E porque não aproveitar esta oportunidade para que este pai desenvolva/adquira novas capacidades/aptidões?
No entanto, homem e mulher podem ter as suas preferências no que concerne às atividades a desenvolver, por exemplo, podem negociar entre os dois quem cozinha, ou aspira a casa,... Se calhar, no pós parto será melhor para a mulher atividades mais leves, deixando as outras para o pai, que a qualquer altura podem trocar atendendo à evolução e disponibilidade.
Do mesmo modo, existem todos os cuidados ao/à bebé. A mãe pode amamentar e o pai trocar a fralda, ou a mãe pode descansar e o pai dar banho, ou a mãe pode aquecer a comida que o pai preparou enquanto este embala o/a bebé,... Isso não é ser empregado/a pois alimentação e higiene são cuidados que mãe e pai devem prover a filhos e filhas. Ora, amamentar o pai não pode, pelo que me parece justo (e não abuso), que os cuidados de higiene à criança possam ficar a seu cargo.
Convidamos a ver o vídeo CIG Minuto de igualdade - Usos do tempo: https://youtu.be/wQqLNUltLgU
- Respondido por Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Avaliação Osteopática nos Bebés
Com que tempo de vida deverá ser a primeira consulta?
A primeira consulta pode ser feita logo na primeira semana. Em alguns países europeus já existe um Osteopata nas Maternidades para isso mesmo.
- Respondido por Osteopata Especialista em Pediatria da Fisiokids
Qual é a melhor posição para o bebé dormir para evitar achatamento da cabeça?
A posição que é aconselhada e indicada pela comunidade pediátrica é a o decúbito ventral (barriga para cima), mas o meu conselho é que se vá alterando os decúbitos.
- Respondido por Osteopata Especialista em Pediatria da Fisiokids
Caso seja cesariana como podemos ajudar o bebé a ganhar essa mobilidade?
O ideal é fazer alguns exercícios de mobilidade para que o seu filho possa ganhar mais mobilidade após a cesariana. Por exemplo rotações, trazer os pezinhos junto à cabeça, etc...
- Respondido por Osteopata Especialista em Pediatria da Fisiokids
Quando é que devemos recorrer a um osteopata? Só quando há problemas ou mesmo antes?
Um osteopata não ajuda apenas a tratar como também ajuda a prevenir. Pode procurar um osteopata para um check up ao recém nascido, uma vez que o parto é sempre traumático. Isto é comum em alguns países e os osteopatas por exemplo em França fazem avaliações nas primeiras semanas de vida.
- Respondido por Osteopata Especialista em Pediatria da Fisiokids
Tem algum colega que recomende em Viana do Castelo e no Porto?
Sim, em Viana do Castelo procure o Miguel Faria e no Porto a nossa excelente equipa na FisioKids na Maia!
- Respondido por Osteopata Especialista em Pediatria da Fisiokids
Quanto tempo depois do parto podemos consultar um Osteopata?
Quanto mais cedo, mais fácil será de tratar se necessário. O ideal seria nas primeiras três semanas de vida.
- Respondido por Osteopata Especialista em Pediatria da Fisiokids
Baby Signs - Gestos que ajudam a comunicar com os Bebés antes de falar
A partir de idade podemos comecar os gestos?
Podemos começar a introduzir os gestos logo desde a maternidade. Os bebés irão começar a comunicar através dos gestos quando conseguirem ter alguma motricidade fina. Temos relatos de bebés a comunicar com gestos desde os 6 meses, mas é variável.
- Respondido por Terapeuta da Fala e instrutora da Baby Signs
Nós somos um casal luso belga, por isso iremos falar as duas linguas com o bebé. Há algum conflito entre as duas linguas e os gestos? Os gestos são o mesmo?
Não há qualquer conflito. O gesto será o mesmo para as duas línguas.