PRIMEIROS 1000 DIAS

Os primeiros 1000 dias de vida: 1001 oportunidades para fazer a diferença!

Os primeiros 1000 dias de vida dizem respeito ao período de tempo que compreende a gravidez e os primeiros 2 anos. É uma altura crucial no crescimento e desenvolvimento de todos os seres humanos, pelo que deve ser aproveitada da melhor forma possível. Atualmente, sabe-se que as boas escolhas feitas neste período se vão refletir não só na saúde presente das crianças, como também em muito do que vai ser a sua saúde futura. Por esse motivo, importa saber um pouco mais sobre esta altura-chave e de que forma ela pode ser aproveitada para se poder usufruir de todas as suas potencialidades.

Crescimento

Não há mais nenhuma altura ao longo de toda a vida em que se cresça tanto como nos primeiros 1000 dias. Estima-se que, em média, aos 2 anos a altura da criança é já cerca de metade da altura que vai ter na idade adulta e o seu cérebro passa a ter quase quase 80% do tamanho adulto.

É também o período em que o sistema imunitário vai “amadurecendo” e se vai aproximando da função que vai ter na idade adulta, sendo igualmente durante este tempo que a microbiota intestinal (conjunto de bactérias que “vive” no intestino adquire a sua composição final. Este último aspecto é particularmente relevante, pois a microbiota é responsável, entre outras funções, pela estimulação adequada do sistema imunitário, tornando a pessoa mais capaz de lidar contra todo o tipo de infeções e programando o organismo para ter mais ou menos probabilidade de desenvolver alergias e/ou doenças auto-imunes.

Por tudo isto, é fundamental fazer boas escolhas, em termos de alimentação, atividade física e estilos de vida saudáveis, no geral.

Desenvolvimento

É durante este período que se adquirem a maior parte das competências essenciais para a aprendizagem e para todo o processo de autonomização posterior. Essas aquisições são evidentes em todas as áreas do desenvolvimento, nomeadamente do ponto de vista motor, da linguagem, da orientação espacial e da socialização, por exemplo.

Todos os momentos devem ser aproveitados da melhor forma possível, pois são todos passíveis de ajudar nesse desenvolvimento que se pretende que seja o mais global possível. De todos os estímulos que se podem e devem dar aos bebés e crianças nesta fase, destaco o afeto e o brincar, porque são imprescindíveis para a otimização da potencialidade de todos os seres humanos.

Estes são apenas alguns dos muitos aspetos-chave deste período fantástico que são os primeiros 1000 dias de vida. Usufrua por completo de cada dia, da interação que tem com o seu filho e preocupe-se apenas em desfrutar da sua companhia e da interação que tem com ele, pois assim estará, seguramente a ir o encontro do que ele precisa na maioria das situações!

Dr. Hugo Rodrigues, Pediatra e autor do site Pediatria para Todos

Data de publicação 2023