Lavagem nasal

O impacto da lavagem nasal na saúde do bebé e na amamentação

Durante a gravidez, a nossa maior preocupação é apreender o máximo de conhecimentos possível sobre os cuidados ao bebé. Desde a mudança da fralda, à amamentação ou à introdução alimentar, procuramos saber tudo!

E os cuidados respiratórios ao bebé?! Alguma vez pensaste sobre este assunto?!

Talvez estejas a pensar “mas o que são cuidados respiratórios?!”

Cuidados respiratórios são um conjunto de ações que, quando aplicadas, previnem o desenvolvimento de infeções respiratórias no teu bebé!

De acordo com o Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais (O Impacto Global da Doença Respiratória, 2ª Ed., 2017), as infeções respiratórias das vias respiratórias inferiores, como a pneumonia, são a principal causa de morte em crianças com menos de 5 anos de idade fora do período neonatal. Só em 2015, a pneumonia matou 920.136 crianças com menos de 5 anos, representando 15% das mortes nesta faixa etária.

Já o Vírus Sincicial Respiratório (RSV), o principal responsável pelas infeções respiratórias agudas em crianças, como a bronquiolite, causa quase 34 milhões de episódios de doença por ano. Levando as crianças constantemente a recorrer a serviços de urgência, muitas vezes em estado de dificuldade respiratória grave.

Daqui surge a urgente necessidade de apostar na prevenção. Mas como?

Começando com o simples ato de lavar o nariz ao teu bebé!

As infeções respiratórias começam no nariz, pois ele é parte integrante do sistema respiratório. O nariz é o filtro natural do nosso organismo. Ele filtra o ar que inspiramos, impedindo a passagem de agentes patogénicos e poluentes para os pulmões. À medida que o nariz filtra o ar inspirado, vai formando secreções, que se podem acumular no canal auditivo ou nos pulmões, originando infeções.

Como os bebés não são capazes de se assoar nem engolir as secreções, temos que ser nós, mães e pais, a ajudá-los na expulsão das mesmas.

Até aos 6 meses de idade, os bebés respiram em exclusivo pelo nariz. Quando o nariz está obstruído, a passagem do ar torna-se ruidosa e a dificuldade em respirar prejudica a amamentação e o sono.

Pelo que a lavagem nasal assume uma enorme importância. Para além de remover secreções nasais (ranhocas) prevenindo o desenvolvimento de infeções respiratórias, humedece e descongestiona a mucosa nasal facilitando a amamentação e o proporcionando um sono tranquilo, de qualidade.

A Amamentação exige uma complexa coordenação entre sucção-deglutição-respiração.

Se o teu bebé tiver o nariz obstruído não será capaz de mamar eficazmente, pois terá dificuldade em coordenar a sucção com a deglutição e a respiração!
Ficará cansado mais rapidamente devido à dificuldade respiratória, agitado, choroso. Pode engasgar-se, ou engolir ar originando mais cólicas.

Assim, recomenda-se que a lavagem nasal ao bebé seja realizada diariamente, sempre antes de cada mamada, para que o nariz fique permeável, facilitando a amamentação e prevenindo infeções respiratórias, infelizmente tão comuns na infância.

Autoria:

Luciana Rodrigues – Enfermeira Especialista em Reabilitação Respiratória

Data de publicação 2021