Há pediatras que defendem que a higiene oral deve ser iniciada aquando do nascimento, outros que afirmam que ela deverá começar aquando da diversificação alimentar, outros ainda que sublinham como marco o primeiro ano de vida. No nosso caso, a higiene oral começou por volta do primeiro ano de vida da Joana. Começamos por usar uma dedeira, se bem que seja igualmente possível utilizarmos uma compressa. Mais tarde, mudamos da dedeira para uma escova de dentes, de cerdas macias. A quantidade indicada de dentífrico (existem várias opções no mercado, indicadas para crianças) deve ser do tamanho da unha do dedo mindinho da criança. É na pasta que se encontra a principal fonte de flúor que torna os dentes mais resistentes, protegendo-os da cárie (o flúor em comprimidos/gotas já não é aconselhado). Não há qualquer inconveniente no facto do bebé engolir a pasta dentífrica. Relativamente à frequência da higiene oral, esta deve ocorrer pelo menos 2 vezes durante o dia e sempre antes de dormir. A primeira dentição é chamada de dentes de leite, sendo que os primeiros dentes costumam aparecer entre os 6-12 meses. É a partir dos 6 anos que surgem os primeiros molares. Pela sua localização/forma são dentes facilmente atingidos pela cárie. Por conseguinte, urge nunca descurarmos a higiene oral!

Uma alimentação equilibrada ajuda a manter uma boca saudável. Não devemos oferecer snacks (sugos, kinders, chocolates, entre outros) entre refeições. Este tipo de snacks, habitualmente, deverão ser dados às crianças a partir dos 3 anos, mas com muita moderação. Não devemos adicionar produtos açucarados aos alimentos nem em chuchas ou biberons.

É de evitar que o bebé adormeça com um biberon pois o açúcar patente no leite está associado a um risco aumentado de cáries. Existem pediatras que aconselham o uso do copo a partir dos 6 meses. No caso da Joana, começamos a familiarizá-la com o copo aquando da introdução da papa, aos 4 meses. Ela habituou-se muito bem ao copo mas apenas para beber água porque para o leite preferimos usar o biberon.

Sofia Sousa
http://t2emlisboa.blogspot.com
http://www.facebook.com/sophia.sousa