Para dormir, deitar o bebé de barriga para cima, sendo que o bebé roda naturalmente a cabeça para um dos lados como defesa (natural) contra o refluxo gástrico. Próximo do primeiro ano de vida, o bebé começará a adormecer de barriga para baixo. Pessoalmente, quando assisti pela primeira vez a esta preferência da Joana fiquei assustada devido aos casos de morte súbita. No entanto, a partir desta idade não há motivo para nos preocuparmos pois a morte súbita é mais comum durante os primeiros 6 meses de vida.

Existem defensores da não utilização de edredons. Pessoalmente, quando a Joana passou para a cama de grades, aos 3 meses, sensivelmente, usamos um edredon que nunca foi alvo de qualquer senão. Muito pelo contrário: uma vez que a Joana não gostava dos sacos de dormir, o edredon foi a solução ideal que encontramos. Até aos 3 meses usamos cobertores de lã (a Joana nasceu no Outono).

Urge não cobrirmos a cabeça do bebé com fraldas de pano, lençol ou brinquedos macios. Por último, quando o bebé está constipado, podemos erguer ligeiramente a cabeceira da cama;

Chupeta e Biberão: As chupetas de silicone são desaconselhadas a partir do momento em que o bebé apresenta comichão nas gengivas (devido à erupção dos dentinhos) porque podem libertar substâncias nocivas. As chupetas devem sempre acompanhar a idade cronológica do bebé e as que apresentem danos deverão ser substituídas. O uso de chucha / biberão / hábito de chuchar no dedo não deverá ser continuado a partir dos 3 anos de idade devido à sua interferência no posicionamento futuro dos dentes.

 

Sofia Sousa
http://t2emlisboa.blogspot.com
http://www.facebook.com/sophia.sousa