CONSELHOS PRÁTICOS EM TORNO DO SONO DA CRIANÇA

 

Estar atento aos sinais que anunciam os ciclos de sono permite estabilizar os problemas de sono. No entanto, para adormecer, a criança deve ser deitada quando manifesta a vontade de dormir e quando está no início de um ciclo de sono.

Cada criança manifesta essa vontade por um sinal muito próprio e que é necessário decifrar: bocejar, esfregar os olhos, tocar na orelha, chuchar no dedo, estar excitado e não conseguir acalmar-se ou, pelo contrário, recolher-se sobre ele próprio…

 

CONSELHOS PARA A MAMÃ

 

O espaço dele

A criança não deve mudar de lugar. É importante que tenha o seu próprio cantinho, decorado com objectos familiares, um poster, pelúcias… onde ele se sinta bem.

Desta forma, poderá dormir com prazer.

 

A protecção da caminha

E geralmente desaconselhado porque pode ser responsável pelo sufocamento do bebé. No entanto, se a cama tiver um desses protectores, ele deve passar por baixo do colchão para evitar que a criança o possa levantar. Para uma maior segurança, não colocar em torno da cabeça de bebé para não esconder à criança o que se passa à sua volta e para que ele possa identificar os barulhos que ouve.

 

O deitar

Não é um luxo supérfluo mas uma transição indispensável entre o dia e a noite, uma fase de transição para preparar a longa separação da noite. Abraços, histórias, jogos calmos no quarto, tudo é bom para despedir-se da criança. Uma pequena música ou uma voz anónima não substituem o afecto de uma mãe ou de um pai.

  

O embalar

Pode ajudar o bebé a adormecer se ele ainda não sabe relaxar sozinho, mas não se pode tornar um hábito. Par evitar isso, recomenda-se colocar na cama o bebé ainda acordado depois de o ter embalado para que este aprenda a fazê-lo sozinho depois de acordar durante a noite.

 

Os peluches

Todos estes objectos podem ajudar a criança a separar-se dos seus pais e favorecer, desta forma, um adormecer autónomo.

 

A chupeta, o biberão

Muitas vezes dada de forma automática, a chucha favorece o acordar da criança, porque a criança ainda demora alguns meses antes de conseguir colocar a chucha sozinha quando a perde. No entanto, muitos bebés têm uma verdadeira necessidade de mamar para adormecer. Da mesma forma, o biberão para adormecer não é aconselhado, porque favorece as cáries e não é recomendado associar comida e sono.

 

A luz

Em princípio, as crianças não têm medo do escuro antes do 18 meses, deixar uma luz acesa antes desta idade só reconforta os pais.

 

Dormir no quarto dos pais

Para um bebé que acaba de nascer, é normal porque a mãe e o bebé precisam de se descobrir. No entanto, depois de algum tempo (tempo esse que varia muito), a mãe vai querer deixar o seu bebé num quarto separado para reencontrar a sua vida de casal. Os pais não podem culpabilizar-se por afastar o filho, é um comportamento normal na vida de um casal. É fortemente desaconselhado deixar o bebé dormir na cama dos pais.