Saiba mais sobre os cuidados a ter com a medicação durante a gravidez e garanta a segurança do seu bebé.
Preciso de autorização médica para tomar medicamentos na gravidez?
Existem medicamentos de venda livre que podem ser considerados seguros na gravidez. Embora possa adquiri-los numa farmácia sem qualquer prescrição médica, não deve fazê-lo sem o conhecimento do seu médico obstetra.
Como devo agir se estou grávida e se preciso de ser medicada?
Se está grávida e precisa de ser medicada, consulte o seu médico, que a informará sobre os medicamentos que pode tomar durante a gravidez sem riscos para o bebé.
Que riscos corro ao tomar medicamentos na gravidez?
A toma de medicamentos pode ser muito prejudicial para a saúde do seu bebé. Os riscos para o feto dependem do tipo de medicação, da dose administrada e do tempo de gestação.
O que posso tomar se tiver uma dor de costas ou dor de cabeça?
Deve evitar tomar qualquer medicação. Aconselhe-se com o seu médico sobre a possibilidade de tomar um paracetamol para aliviar a dor lombar ou a dor de cabeça.
A toma de medicamentos é mais prejudicial em que fase da gravidez?
É recomendado evitar o uso de medicamentos durante a gravidez, em particular quando suspeita estar grávida e no primeiro trimestre de gestação, já que é na fase mais inicial da gravidez que há mais riscos de aborto.
Devo suspender a medicação que tomo por estar grávida?
Se é portadora de uma doença crónica, não deve suspender a medicação prescrita. A ausência do tratamento em doenças como a diabetes ou a epilepsia pode ser mais arriscada para o bebé do que a medicação em si.
Tenho uma doença crónica e quero engravidar. Devo alterar a medicação que tomo?
Se tem uma doença crónica e deseja engravidar, peça conselho ao seu médico, que poderá recomendar suspender a medicação atual e substitui-la por outra mais segura durante a gravidez.