A esterilização deverá ser efectuada até aos 6 meses, havendo pediatras que a aconselham até aos 12 meses. No nosso caso, esterilizamos biberons, tetinas, chupetas e afins até aos 8 meses da Joana, sensivelmente, e por opção própria.

A esterilização deverá ser precedida de uma lavagem eficaz, usando um escovilhão grande para os biberons e outro mais pequenino para as tetinas.Após a lavagem e correcto enxaguamento, poderemos optar por uma esterilização a frio ou a quente.

Método a quente: este método efectua-se mediante fervura ou através do vapor. Na fervura tradicional, o material é imerso em água num panela e ferverá durante cerca de dez minutos, à excepção das tetinas que ferverão durante cinco a três minutos, consoante forem de borracha ou de silicone (estas últimas sofrem uma inutilização superior aquando da esterilização). Para retirar os acessórios, poderemos usar uma pinça.
Os aparelhos a vapor funcionam a corrente eléctrica. Estes aparelhos possuem um termóstato, pelo que se desligam automaticamente após o ciclo.
Existem igualmente modelos específicos para usar no micro-ondas.

Método a frio: este método consiste na imersão completa de todos os acessórios num recipiente próprio, juntando uma pastilha à agua fria. De um modo geral, a esterilização a frio dura cerca de 30minutos. Este foi o método por nós utilizado, apesar de termos de adquirir os consumíveis (isto é, as pastilhas), à parte, se bem que cada caixa contém pastilhas para cerca de um mês;

Sofia Sousa
http://t2emlisboa.blogspot.com
http://www.facebook.com/sophia.sousa