Esperar o nascimento de um filho é um dos momentos mais felizes na vida de uma mulher.
Temos sempre em mente a imagem da mulher grávida radiante, da mamã feliz com o seu bebé nos braços. Mas, nem sempre é fácil chegar a esta imagem, uma vez que a gravidez é um estado pleno de contrastes.  O seu corpo transforma-se a cada dia, o seu metabolismo está perturbado e ocorre uma verdadeira mudança hormonal.


Sob estas influências hormonais, a sua pele vai evoluir. Esta deverá adaptar-se à distensão dos tecidos que persiste ao longo de toda a gravidez. Aliás,  vai encontrá-la diferente: torna-se mais sensível, mais frágil, mais reactiva.  É preciso fazer não só face a estas mudanças físicas, mais ainda, antecipar o futuro para que a sua gravidez lhe deixe apenas boas recordações.


AS ESTRIAS


A sua gravidez começou agora: para viver de forma serena este período, comece já a cuidar da sua pele para evitar o aparecimento de pequenas estrias roxas no corpo.


O que é uma estria?

Quando aparece, uma estria é uma linha de cor entre o encarnado e o roxo, que evolui para um branco nacre. Localiza-se especialmente nas ancas, parte superior das ancas, ventre  e seios. É uma das marcas de gravidez mais frequente, dado que as estrias surgem pelo menos numa em cada duas mulheres grávidas.


De onde vêm?

Ao longo da gravidez, sob influência hormonal e por causa da distensão dos tecidos, as fibras de colagéneo e de elastina, que asseguram a estrutura e a elasticidade da pele distendem-se e rompem-se. Estas são substituídas por fibras novas, mais finas e desorganizadas. A pele que reveste estas fibras fica também mais fina. O resultado é uma marca visível na superfície da pele que corresponde a uma cicatriz.


Porque aparecem?

As estrias aparecem essencialmente por causa de factores hormonais. O pe so da mulher antes da gravidez, a qualidade do seu colagéneo e a hereditariedade intervêm igualmente no processo de formação das estrias. Para além do mais, as estrias acentuam-se ainda mais nas mulheres jovens.


Mas em contrapartida a distensão dos tecidos da pele por causa do aumento de peso é secundária, apenas orienta a disposição das estrias. O número de gravidezes anteriores não influência a chegada de novas estrias.


DICAS


1 Antecipe
Aplique um cuidado preventivo logo no primeiro mês de gravidez. Quanto mais precoce for a prevenção, mais esta será eficaz.

2 Aplique os cuidados de maneira regular

Quanto mais regular for a utilização do cuidado, melhor será a sua eficácia.


3 Continue a aplicar estes cuidados depois do parto

Mesmo depois do parto, as estrias podem continuar a aparecer, por isso continue a aplicação do cuidado. Como toda a cicatriz, uma estria não deve ser exposta ao sol.