O parto é dividido em três grandes etapas. Conheça-as e esclareça as suas dúvidas antes do grande momento do nascimento.

O parto é um dos acontecimentos mais aguardados pela mãe durante a gravidez. A sua é muito varável, sendo que os médicos obstetras definem como referência a duração de 12 a 24 horas num primeiro parto e de seis a 12 horas nos partos subsequentes. O trabalho de parto engloba três fases, de acordo com a descrição dos manuais técnicos de saúde.

PRIMEIRA FASE: O COLO DO ÚTERO DILATA

A primeira fase do trabalho de parto tem início quando ocorrem as primeiras contrações regulares e prolonga-se até à dilatação completa do colo do útero. 
As contrações empurram a cabeça do bebé para baixo, em direção ao colo do útero.
À medida que as contrações se instalam e se tornam mais ritmadas e intensas, os músculos do útero vão permitir uma abertura para a passagem do bebé.
As contrações podem atingir intervalos de três em três minutos. A sua duração pode ser aproximadamente 60 a 90 segundos. 
Esta fase termina quando o colo do útero atinge a dilatação completa, aproximadamente dez centímetros. A primeira etapa é a mais longa do trabalho de parto.

SEGUNDA FASE: O BEBÉ NASCE

A segunda etapa é a mais ativa do parto e ocorre da dilatação completa do colo do útero até ao nascimento do bebé.
Nesta fase, o bebé está já encaixado na bacia da mãe, pronto para descer pelo canal vaginal. As contrações ajudam a empurrar o bebé, conduzindo-o à saída. A mãe sente que precisa de fazer força para ajudar expulsar o seu bebé. O pai ou outro acompanhante apoia, incentiva e dá confiança à mãe. O obstetra e a restante equipa de saúde proporcionam todo o suporte necessário e ajuda médica.
O bebé nasce cerca de uma hora após a mãe começar a fazer força. Primeiro, sai a cabeça e depois o resto do corpo. A mãe conhece finalmente o seu bebé e pode tê-lo junto a si. Idealmente, pode amamentá-lo na primeira hora de vida.


TERCEIRA FASE: A PLACENTA SAI

A terceira fase do trabalho de parto vai desde o nascimento do bebé até à expulsão da placenta. O parto só termina após a dequitadura, que é a designação técnica para a terceira etapa do parto. É o momento em que é expulsa a placenta, o órgão que teve o papel mais preponderante durante a gravidez e que alimentou o bebé no útero da mãe. Por norma, a placenta sai naturalmente nos 30 minutos a seguir ao nascimento do bebé.
É o fim de um longo processo e o começo de uma nova vida, para cuidar e amar.