As alterações hormonais durante a gravidez podem fazer com que o seu corpo retenha mais sódio (sal), e isto aumenta a quantidade de fluidos no seu organismo. Além disso, o aumento de peso dificulta a correcta circulação destes fluidos, aumentando a tendência para se acumularem, em especial nas extremidades (pés, tornozelos e mãos), e caso seja uma grávida de termo nos meses mais quentes, prepare-se, pois o calor intensifica bastante a retenção de líquidos.

Relativamente à alimentação, deverá ter alguns cuidados, nomeadamente os relativos ao controlo do aumento de peso, e relativos à ingestão de sal. Por essa razão, reduza todos os alimentos salgados (produtos de salsicharia e charcutaria, fritos, produtos enlatados e industrializados) e aumente a ingestão de alimentos ricos em potássio, como a fruta e os vegetais, que ajudam a equilibrar o sódio em excesso.

Não cometa o erro de pensar que beber água vai piorar a situação – é exactamente o contrário, já que a água ajuda a “limpar” o sistema. Assim, tente ingerir 1,5 a 2L de água por dia entre as refeições! Durante as refeições a ingestão de água dificulta a digestão e não contribui para o processo de depuração nem de hidratação do organismo. O exercício regular (confirme com o seu obstetra que tipo de exercício poderá fazer) também ajuda a estimular a drenagem linfática (o seu sistema de limpeza interno). E certifique-se que não sofre de obstipação, já que isso evita que as toxinas sejam eliminadas e contribui para a retenção de líquidos. E, caso lute com esta situação, tente o mais possível ter as pernas levantadas (com a ajuda de uma almofada ou um apoio para as pernas), faça movimentos com os pés para estimular a movimentação dos líquidos, e auxilie com banhos de água fria nas pernas.