Este website utiliza cookies de acordo com a política em vigor. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Cookies.
AS CÓLICAS



São muito ingratas, sobretudo nos primeiros 3 meses de vida. O Colimil não foi de grande utilidade para a Joana e não chegamos a experimentar o Infacol porque entretanto as cólicas deram tréguas.

O que ajudava e muito eram cinco truques:
a) o truque do tubinho bébégel, que ajuda a libertar os gases;
b) usar o próprio conteúdo do bébégel mas nunca durante 3 dias seguidos e em casos apenas excepcionais;
c) massajar, no sentido dos ponteiros do relógio, a zona abdominal do bebé, com as suas pernas flectidas e com as nossas mãos aquecidas;
d) Colocar o bebé de barriga para baixo, sempre na nossa presença;
e) Em último caso, um passeio de carro poderá funcionar.

Podemos igualmente observar as fezes do bebé: se são verdes e espumosas, pode indicar excesso de lactose. Normalmente é este excesso, aliado à imaturidade do aparelho intestinal, que está na base das cólicas. Se realmente for excesso de lactose, pode ser sinal de que o bebé está a beber muito do leite inicial (rico em lactose), o que é bastante comum entre as mães que produzem muito leite.Se assim for e se a mãe deixa o bebé esvaziar a mama, sugiro que a mãe retire um pouco de leite no inicio, dando de mamar logo a seguir: assim, o bebé vai mamar menos leite inicial e mais leite final.



Sofia Sousa
http://t2emlisboa.blogspot.com
http://www.facebook.com/sophia.sousa


..................................................................................................................................